Seja Bem Vindo - 24/10/2025 08:06

  • Home
  • Política
  • Até deputados de PT e PSB aplaudiram Valdemar contra Pacheco

Até deputados de PT e PSB aplaudiram Valdemar contra Pacheco

Deputados do PT, do PSB e Republicanos elogiaram nesta quinta-feira, 26, ao longo do dia, a postura do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de confrontar publicamente o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em relação às ações da PF que miraram parlamentares de oposição.

Como mostramos, o ex-diretor-geral da Abin e hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi alvo de um mandado de busca e apreensão em sua residência e em seu gabinete na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira. Ele é acusado pela PF de ter utilizado, indevidamente, a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para bisbilhotar adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Depois da operação, Valdemar cobrou Pacheco e chamou o presidente do Senado de “frouxo”; o parlamentar rebateu e disse que o presidente do PL “não é capaz de organizar a oposição.”

Quem está certo: Valdemar ou Pacheco?
Parlamentares de oposição ao governo Lula condenaram a ação da PF, classificando-a como uma interferência indevida nas ações do legislativo. Contudo, O Antagonista apurou que, em privado, a operação também foi criticada por parlamentares da base aliada petista.
Para parlamentares que apoiam o presidente Lula, “Valdemar sim está fazendo pelo Congresso o que o Pacheco não fez, que é defender de verdade deputados e senadores”, nas palavras de um dos deputados, conforme apurou este site.

Ainda na visão destes congressistas, o problema não é a investigação em si – as denúncias, na visão deles, são graves -, mas como o processo tem sido conduzido. Sem aval dos presidentes das Casas Legislativas ou mesmo das Polícias Legislativas de Câmara e Senado.

Uma PEC para inibir ações da PF
Diante desse fato, parlamentares de partidos do Centrão, como PL, PP, Republicanos e União Brasil passaram a apoiar a elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para exigir que medidas judiciais contra deputados e senadores somente podem ser executadas mediante aprovação das Mesas Diretoras das duas casas.
A proposta é do deputado Rodrigo Valadares (União-SE) e já foi apresentada à cúpula da Câmara dos Deputados. O problema, no entanto, é que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), tem dado sinais que não pretende entrar em confronto com o STF ou com demais órgãos do Poder Judiciário.



VEJA MAIS

Homem é arremessado e morre após caminhonete capotar em rodovia de MT

João Osvaldo Ramos Saucedo, de 57 anos, morreu após capotar uma caminhonete Mitsubishi de cor…

Splitter assume os Blazers como interino após técnico ser preso e se torna o 1º brasileiro a treinar na NBA

Shams Charania23 de out, 2025, 16:16 Fechar Shams Charania is a senior NBA insider for…

Prefeito de Corumbá exonera Secretário de Governo preso em operação

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, exonerou o secretário municipal de Governo e…