Seja Bem Vindo - 23/10/2025 04:40

Cidade discutirá política pública de imigrantes na conferência de cidadania em movimento

Rondonópolis irá discutir as políticas públicas de atendimento a imigrantes durante a 1ª Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia – Comigrar: Cidadania em Movimento. A cidade está entre os três a fazerem a discussão com a sociedade em todo o Mato Grosso. O evento acontece no auditório da prefeitura, no dia 01 de março das 13h às 18 horas. Além de Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande e Cáceres também discutirão o tema imigração com a população.

A conferência elencará as propostas para compor o documento estadual que será posteriormente discutido em âmbito nacional para composição e reformulação das políticas públicas para quem escolhe o Brasil como segunda pátria. Entre as obrigatoriedades para a realização está a participação de 30% de estrangeiros e o encaminhamento de três propostas por eixo discutido para constar num documento que será encaminhado para o Ministério da Justiça.

São as igrejas que estão fazendo a parte de acolhimento para os estrangeiros que chegam na cidade. Primeiramente foi a Igreja Católica, através da Diocese e agora duas frentes estão ativas, uma na Igreja Batista e outra na Assembleia de Deus. Os grupos de imigrantes se encontram semanalmente para fazerem celebrações na língua deles nestes locais e reencontrarem amigos e confraternizarem.

No evento, o Ministério do Trabalho fará uma palestra sobre trabalho para as pessoas de outros países que moram no município. O palestrante será o procurador Pedro Henrique Godinho Faccioli, que já trabalhou com povos de outros países, em Roraima. Depois da palestra, será a discussão com a plenária a elaboração das propostas da cidade para posterior encaminhamento para a discussão estadual e nacional.

“Estaremos elaborando um documento daqui da cidade com sugestões para melhorias para pessoas estrangeiras e pedimos que ela participem desta discussão comparecendo no domingo”, afirmou a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Soares, uma das coordenadoras da conferência.

Em março, Cuiabá será a sede da 2a Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia de Mato Grosso, nos dias 14 e 15. Em junho, será realizada a nacional em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A discussão nacional está sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Cidadania, nos Estados pelas secretarias da pasta e em Rondonópolis o evento é coordenado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e de Promoção e Assistência Social, pela Pastoral da Mulher Marginalizada – Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e conta com a participação de representantes da comunidade de haitianos e venezuelanos.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

VEJA MAIS

Projetos sustentáveis do IFMS serão apresentados em festival no Paraná

Projetos vinculados ao IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) com foco em análises…

Record aposta tudo em eliminação de A Fazenda 17 para bater a Globo; confira a programação de hoje (23)

A Record está investindo pesado na eliminação de “A Fazenda 17“, que promete movimentar ainda…

Empresários chineses avaliam investir 400 milhões de dólares em indústria em Lucas do Rio Verde

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o vice Joci Piccini receberam…