Seja Bem Vindo - 25/10/2025 07:46

  • Home
  • Destaques
  • “MEGA FEIRÃO DE CARROS SEMINOVOS” |JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR PARA REALIZAÇÃO DA EDIÇÃO CAMPO VERDE MT

“MEGA FEIRÃO DE CARROS SEMINOVOS” |JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR PARA REALIZAÇÃO DA EDIÇÃO CAMPO VERDE MT

O Juiz de Direito, Dr. André Barbosa Guanaes Simões, da Comarca de Campo Verde concedeu liminar nos Autos nº 1000455-69.2024.8.11.0051 em Mandado de Segurança para uma empresa com sede no município de Rondonópolis realizar feirão de veículos em Campo Verde.

O evento pretende movimentar a economia local com centralização em um só lugar de várias opções de vendas de veículos para os moradores da cidade. Além de proporcionar diversas formas de financiamento para facilitar a aquisição e vendas de veículos.

O Mandado de Segurança foi impetrado contra decisão da prefeitura que negou a expedição de alvará com base no Código Tributário Municipal (Lei Complementar Municipal Nº 045//2014) que impede a realização de eventos por comerciante eventual não domiciliado no município.

Dr. Marco Ribeiro

O Advogado da empresa, Dr. Marco Ribeiro de Rondonópolis, esclarece que: “A empresa cumpriu todos os requisitos legais para a realização do evento e o impedimento por parte da prefeitura viola princípios constitucionais basilares, como o da legalidade, da livre concorrência e da isonomia. Contrariar estes princípios ato abusivo e ilegal por parte da prefeitura, pois a Constituição Federal, em seu art. 170, inciso IV, garante a livre concorrência, enquanto o art. 5º, caput, assegura a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.”

Em decisão o magistrado diz que:

“É de conhecimento geral que as atividades comerciais da iniciativa privada trazem benefícios ao município que as comporta, direta e indiretamente, tanto na venda que os expositores farão, quanto no comércio indireto. Tendo isso em vista, torna-se evidente, no presente caso, o cerceamento ao direito de livre concorrência, defendido pela nossa Carta Magna, mais especificamente no artigo 170 (…)”

“Isso posto, DEFIRO o pedido liminar requerido pelo Impetrante para determinar a concessão, pelo Município, de alvará de funcionamento para a realização do evento, agendado para os dias 07 a 10 de março de 2024, a ocorrer na Rua Belém com Rua Teresina, Bairro Campo Real II, Campo Verde – MT.”

Mesmo diante do reconhecimento da justiça de que a mencionada lei “…parece padecer de inconstitucionalidade material.” tem vereadores que insistem para que a prefeitura impeça a realização deste evento.

Fagner Lima, proprietário da empresa, relata que não é a primeira vez que este evento é realizado neste município e que a ideia principal é fomentar a venda de veículos na própria cidade. Além de que a proibição impedi o desenvolvimento do município, pois impede tanto a geração de emprego, quanto o livre comércio.



VEJA MAIS

Em MT, Alckmin fala sobre economia, segurança na fronteira e hidrovia

Durante visita a Cáceres para a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), nesta…

Lula diz esperar encontro com Trump e acredita em solução: ‘Vamos colocar os problemas na mesa’

Trump confirma que vai se encontrar com Lula na MalásiaO presidente Luiz Inácio Lula da…

2º Fórum Precoce MS destaca avanços do programa de bonificação

A segunda edição do Fórum Precoce MS trará dados e debates referentes à importância da…