Seja Bem Vindo - 21/10/2025 13:03

Cadastro de propriedades rurais passa a ser feito de forma digital em MT

O Cadastro Ambiental Rural Digital (CAR Digital) foi lançado nesta quarta-feira (4) pelo Governo de Mato Grosso. A ferramenta promete otimizar os pedidos de licenciamento ambiental para as propriedades rurais do estado.

Para ter CAR Digital, produtores deverão comprovar que realizam compensação ambiental — Foto: Arquivo TG

Segundo o governo, cerca de 54 municípios mato-grossenses compõem a base de dados, ainda faltam 66 municípios a serem cadastrados.

Todos as cidades terão que passar pela análise automatizada. Cerca de 30% das áreas já foram identificados em assentamentos rurais. Para estes, a informação terá que ser repassada pelo Intermat ou pelo Incra. Já as terras indígenas têm limitações legais e os dados serão fornecidos por decisão judicial.

Atualmente, existem cerca de 14 mil cadastros ativos no estado, que representam 20% de toda a área passível de regularização. No entanto, com o CAR Digital, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA-MT), informou que pretende chegar a 70% ainda em 2025.

O primeiro CAR digital foi entregue ao produtor Aldo Marcos da Silva, ele é dono de uma propriedade que cultiva batata doce, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

De acordo com a Sema, o principal desafio foi desburocratizar o processo de validação e dar mais agilidade aos credenciamentos. O objetivo do cadastro é alcançar a restauração de até 420 mil hectares pelo estado.

“Essa mudança acaba trazendo a pescrição do pagamento da multa, mas isso não inibe e nem altera a obrigação de recuperar o dano e corrigir a sanção. Ao longo do tempo, essa decisão vai orientar para que não haja infratores ambientais”, explicou Mauren lazzaretti, secretária de meio ambiente de Mto Grosso.

Durante o evento, foi afirmado que o produtor que não aderir ao CAR Digital terá dificuldade para acessar crédito. Ao aderir ao cadastro ambiental rural, os produtores deverão comprovar que realizam a compensação ambiental, conforme o Código Florestal Brasileiro.

O que é a compensação ambiental?

A compensação ambiental visa equilibrar os impactos ambientais de projetos e atividades, especialmente no âmbito do licenciamento ambiental e pode ser realizada através de medidas, como: 

  • Restauração e recuperação de áreas degradadas;
  • Aquisição de Cotas de Reserva Ambiental (CRA): cotas que representam áreas com vegetação nativa e podem ser utilizadas para compensar a Reserva Legal de outra propriedade;
  • Arrendamento de áreas sob regime de servidão ambiental ou Reserva Legal: aluguel de áreas para que sejam mantidas com vegetação nativa e sirvam como compensação;
  • Doação de áreas ao poder público: doação de áreas para Unidades de Conservação de domínio público;
  • Investimentos em projetos de conservação: apoiando a implantação ou manutenção de unidades de conservação.

VEJA MAIS

Justiça solta policiais suspeitos de envolvimento em assalto ao Sicredi

Reprodução No dia 31 de julho deste ano, quatro homens armados invadiram o Sicredi. Reprodução…

Ana Maria Braga chora na Globo e comove no Mais Você com desabafo ao vivo

Ana Maria Braga não segurou as lágrimas durante o Mais Você, na Globo. A apresentadora…

Revista aposta em 13 clássicos e homenagem a Ozzy na setlist do Guns em Cuiabá

A revista especializada em entretenimento Rolling Stone Brasil publicou suas apostas para a setlist que…