Seja Bem Vindo - 21/10/2025 01:00

Nova onda de frio chega a MT ainda essa semana

 Os mato-grossenses devem se preparar para dias de tempo instável, com chuvas significativas e uma queda acentuada nas temperaturas a partir desta semana.

(Foto: Receitaria)

A combinação de sistemas meteorológicos está por trás das mudanças bruscas, que podem impactar desde a agricultura até o dia a dia da população. Então, prepare-se para a sopa, porque o frio chega, mas com intensidade menor que a dos primeiros dias do mês.

Chuvas fortes no Estado

De acordo com o Climatempo, uma baixa pressão sobre o Paraguai, aliada ao fluxo intenso de umidade vindo da região Norte, está favorecendo a formação de nuvens carregadas em Mato Grosso. Os acumulados de chuva podem variar entre 60 e 80 mm em algumas áreas, volume considerado alto para o período.

frente fria
(Foto: Reprodução)

Além disso, uma nova área de baixa pressão no litoral do Sudeste deve reforçar as instabilidades, aumentando o risco de pancadas de chuva isoladas em outras partes do Centro-Oeste.

Locais como Cuiabá, Rondonópolis e Sinop podem registrar precipitações significativas, enquanto áreas mais ao sul do estado terão volumes menores, em torno de 30 mm.

Frio chega com tudo

Enquanto a chuva preocupa, outro fenômeno ganha destaque: a chegada de uma massa de ar polar, que promete derrubar os termômetros em todo o Centro-Sul do país, incluindo Mato Grosso. Apesar de não ser tão intensa quanto a onda de frio de maio, esta massa terá ampla abrangência, deixando as madrugadas e manhãs até 5°C mais frias do que a média histórica para junho.

onda de frio
(Foto: Reprodução)

As regiões mais afetadas no estado devem ser o sul e o sudeste mato-grossense, onde as mínimas podem ficar próximas dos 10°C, valor incomum para o início do inverno. O frio deve persistir até meados de junho, com temperaturas mais baixas entre os dias 8 e 14.

Impactos e recomendações

  • Agricultura: Produtores devem monitorar os acumulados de chuva, que podem beneficiar plantações, mas também causar alagamentos em áreas mais vulneráveis.
  • Saúde: A queda brusca de temperatura exige cuidado redobrado com crianças e idosos, além de maior atenção a doenças respiratórias.
  • Trânsito: Chuvas fortes podem causar alagamentos em vias urbanas; motoristas devem evitar trajetos por áreas alagadas.

Este é o segundo episódio de frio amplo em 2024, confirmando a tendência de um inverno mais rigoroso em boa parte do Brasil. Enquanto Mato Grosso enfrenta chuvas e temperaturas baixas, estados como São Paulo e Rio Grande do Sul já registram mínimas próximas de 5°C.

VEJA MAIS

Asteroide 2024 YR4 pode cruzar a órbita da Terra em 2032

O asteroide batizado de 2024 YR4, do tamanho de um prédio de 15 andares, está…

Portos hidroviários movimentam quase 20 milhões de toneladas de grãos

Vinte milhões de toneladas de grãos. Esse foi o total de carga movimentada nos portos…

Globo aposta alto em Aguinaldo Silva com estreia de Três Graças

A Globo aposta alto em Aguinaldo Silva com a estreia de sua nova novela, “Três Graças”.…