Seja Bem Vindo - 21/10/2025 00:31

  • Home
  • Economia e Agro
  • MT decreta emergência zoossanitária após caso de gripe aviária em Campinápolis

MT decreta emergência zoossanitária após caso de gripe aviária em Campinápolis

O governo de Mato Grosso declarou, nesta terça-feira (10), estado de emergência zoossanitária por 90 dias em razão da detecção do vírus da influenza aviária H5N1, no município de Campinápolis, a 565 km de Cuiabá.

MT decreta emergência zoossanitária após caso de gripe aviária em Campinápolis. (Foto: Reprodução)

O decreto nº 1.480/2025 foi publicado em edição extra do Diário Oficial. A medida permite a realização de compras emergenciais, uso de suprimento de fundos e autoriza o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) a editar normas complementares para conter a disseminação da doença.

A emergência poderá ser prorrogada conforme a evolução da situação epidemiológica.

Segundo o decreto, a ação visa garantir respostas rápidas, articulação com entidades públicas e privadas, além de acesso a recursos do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

O ato é assinado pelo governador em exercício Otaviano Pivetta, pelo secretário-chefe da Casa Civil em substituição, Adjaime Ramos, e pela presidente do Indea-MT, Emanuele Gonçalina de Almeida.

gripeaviaria
Indea instaurou medidas emergenciais de contenção, incluindo a instalação de uma barreira sanitária para isolar a propriedade – Foto: Assessoria/Indea

Barreiras sanitárias e abates

Equipes do Indea-MT estão mobilizadas 24 horas na região de Campinápolis, onde foi confirmado no sábado (7) o foco de gripe aviária H5N1 em uma criação doméstica.

Após a confirmação laboratorial, o Indea instaurou medidas emergenciais de contenção, incluindo a instalação de uma barreira sanitária para isolar a propriedade. O acesso foi restringido exclusivamente a equipes autorizadas. Todas as aves foram abatidas e os ovos destruídos. O número exato de animais ainda não foi divulgado.

As ações seguem os protocolos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ocorrem em uma propriedade de pequeno porte, que mantinha aves apenas para consumo próprio. A notificação partiu da observação de sintomas como fraqueza, prostração e alta mortalidade entre as aves.

Segundo o Mapa, não há produção avícola comercial num raio de 10 km do foco, o que evita impactos no status sanitário do Brasil. Por envolver apenas aves de subsistência, o caso não compromete o comércio internacional de produtos avícolas.

O Indea-MT reforça que a gripe aviária não representa risco à saúde humana por meio do consumo de carne ou ovos devidamente cozidos. Mesmo assim, qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente às autoridades sanitárias.

Segundo caso no país

Este é o segundo foco de influenza aviária registrado no Brasil. O primeiro foi confirmado no mês passado em Monte Negro (RS), onde a infecção atingiu uma granja comercial. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se nenhum novo caso for detectado em até 28 dias, o país poderá declarar-se livre da doença novamente.

  1. Após confirmação de gripe, aves são abatidas e ovos destruídos em Campinápolis

  2. Barreiras em MT contra gripe aviária

VEJA MAIS

Asteroide 2024 YR4 pode cruzar a órbita da Terra em 2032

O asteroide batizado de 2024 YR4, do tamanho de um prédio de 15 andares, está…

Portos hidroviários movimentam quase 20 milhões de toneladas de grãos

Vinte milhões de toneladas de grãos. Esse foi o total de carga movimentada nos portos…

Globo aposta alto em Aguinaldo Silva com estreia de Três Graças

A Globo aposta alto em Aguinaldo Silva com a estreia de sua nova novela, “Três Graças”.…