Seja Bem Vindo - 20/10/2025 22:37

  • Home
  • Economia e Agro
  • Dois moradores de Campinápolis são isolados com sintomas de gripe aviária

Dois moradores de Campinápolis são isolados com sintomas de gripe aviária

Duas pessoas estão em isolamento em Mato Grosso após apresentarem sintomas compatíveis com os da gripe aviária, de acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Alessandra Moraes. Os casos foram registrados no município de Campinápolis, a 504 km de Cuiabá, onde as autoridades de saúde intensificaram a vigilância epidemiológica diante da suspeita de infecção pelo vírus H5N1 – uma cepa altamente patogênica e incomum em humanos.

Duas pessoas monitoradas por suspeita de gripe aviária em Mato Grosso estão isoladas e recebendo medicação. (Foto: Renata Fontoura).

Segundo superintendente, as duas pessoas tiveram contato direto com aves contaminadas, e, desde então, estão sendo monitoradas de forma rigorosa. O caso da doença foi registrada em uma criação doméstica, no dia 7 de junho.

“Elas estão isoladas, e os profissionais de saúde, tanto na ida ao local quanto na vinda dessas pessoas ao serviço de saúde, utilizam toda a paramentação adequada, seguindo os protocolos para síndromes respiratórias agudas graves”, explicou Alessandra.

Além disso, as pessoas monitoradas estão sendo medicadas com remédios para síndrome respiratória aguda grave.

Sintomas

Os sintomas apresentados até o momento são semelhantes aos de uma gripe comum: coriza, tosse e dor de garganta, conforme Alessandra Moraes. Ainda assim, os pacientes estão sob investigação, e amostras já foram encaminhadas para análise laboratorial, no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo (SP). O objetivo é confirmar — ou descartar — a presença do vírus da gripe aviária em humanos.

Acalento à população

A superintendente reforçou que não há motivo para pânico, mas que o monitoramento é necessário devido à natureza do vírus.

“Trata-se de um vírus que não é comum em humanos. Por isso, mantemos uma vigilância ativa, para entender o comportamento do subtipo H5N1 e evitar qualquer disseminação”, destacou.

A suspeita é de que a contaminação das aves tenha ocorrido por meio de aves migratórias, já que Mato Grosso está na rota de migração dessas espécies. Essa possibilidade está sendo investigada por autoridades estaduais e municipais.

Mesmo sem confirmação dos casos em humanos, a SES-MT reforça a importância da atenção contínua e da colaboração da população com os protocolos de saúde. “Estamos atuando para evitar que o vírus atinja humanos, mas, em caso de confirmação, o foco será conter a proliferação”, afirmou Alessandra.

  1. Secretaria de Saúde de MT confirma dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos

VEJA MAIS

Flamengo vê ‘melhor cenário’ após susto com Léo Ortiz e fará força-tarefa para ter zagueiro na Argentina

Léo Ortiz sofreu uma distensão no ligamento do tornozelo direito e será baixa no Flamengo…

Mendes vai à China inaugurar escritório para ampliar exportações

O governador Mauro Mendes (União) anunciou que vai inaugurar o escritório do Invest MT na…

MT Mamma empresta perucas e devolve autoestima a mulheres em Cuiabá

RepórterMT Josy Faire explicou como fazer para doar cabelos para a entidade. RepórterMT Josy Faire…