Seja Bem Vindo - 21/10/2025 17:32

conheça grãos que prometem mais lucro que milho e soja em MT

As safras de Mato Grosso têm ganhado ganhado um novo aliado para diversificação agrícola: os pulses, um grupo de grãos especiais que inclui cultivos como gergelim, chia, feijões especiais e amendoim.

Pulses são sementes secas de leguminosas utilizadas na alimentação. Foto: (piyaset/Getty Images)

Com alto potencial de exportação, menor risco climático e boa remuneração, esses grãos estão se consolidam como uma alternativa lucrativa ao milho e à soja em determinadas regiões do estado, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

Os pulses estão sendo adotados como segunda ou terceira safra no estado e já nesta temporada 2024/2025, o destaque é o gergelim, que deve atingir 272 mil toneladas, o equivalente a 70% da produção nacional, conforme um levantamento de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Além do gergelim, a chia já é cultivada em quatro municípios, com produção estimada em 1,2 mil toneladas, e o amendoim ocupa 21 municípios, com previsão de 39,4 mil toneladas.

Rentabilidade atrai produtores

O impulso no cultivo do gergelim se deve à abertura recente do mercado chinês, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Feijões, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes do estado (Aprofir), Hugo Garcia.

“O gergelim hoje é economicamente viável e tem proporcionado lucros maiores. Estamos falando de uma cultura que já começa a rivalizar com a soja, o milho e o algodão. Este ano, com certeza, o gergelim e alguns pulses terão mais rentabilidade do que o milho de segunda safra”, afirma Garcia.

O que são pulses?

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pulses é o nome dado às sementes secas de leguminosas utilizadas na alimentação. Já as as leguminosas utilizadas para extração de óleo, como a soja, ou mesmo as vagens colhidas imaturas para a alimentação, não são consideradas pulses, segundo definição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Dia Mundial dos Pulses

Os pulses são excelentes fontes de micronutrientes. Além de serem considerados importantes fontes de proteínas, pois apresentam baixos níveis de gordura e não contém colesterol.

Devido a importância para alimentação, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) considerou os pulses como alimentos relevantes para o combate da fome no mundo e estimulado o consumo, e a ONU designou o dia 10 de fevereiro como sendo o Dia Mundial dos Pulses.

  1. Inscrições para cursos técnicos gratuitos em MT terminam neste domingo (15)

  2. Flor Ribeirinha estreia turnê europeia com show vibrante na Bélgica

  3. Homem é executado com 8 tiros em Várzea Grande

  4. BR-262: helicóptero socorre criança após peça de caminhão atravessar ônibus

VEJA MAIS

Festival Curta Campo Grande está com inscrições abertas para mentoria

O 2º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do Festival Curta Campo Grande 2025, realizado presencialmente…

Mateusinho relembra início no futebol e revela que não queria jogar na lateral

O lateral-direito do Cuiabá Esporte Clube, Mateusinho, contou que o caminho até se firmar na…

Cientistas da UFMT mostram que o algodão pode nascer entre árvores e sem agrotóxicos

Líder nacional na produção de algodão, Mato Grosso se destaca também pela inovação científica na…