Um assaltante de 28 anos foi preso após uma série de roubos e furtos de veículos em Campo Grande. Pelo menos sete veículos foram roubados das vítimas em um intervalo de apenas dez dias. O suspeito utilizava um número de celular registrado no nome de um detento para atrair as vítimas e já acumulava cerca de 70 passagens pela polícia.
A Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos) identificou o suspeito após receber uma série de ocorrências em que o criminoso agia da mesma forma.
Depois de anunciarem seus veículos em plataformas digitais de compra e venda, as vítimas eram contatadas por um suposto comprador, que marcava encontros para verificar o veículo. No local do encontro, no entanto, elas eram rendidas pelo suspeito, armado, que em seguida fugia com os veículos.
Durante a apuração dos crimes, a equipe da delegacia especializada identificou que os contatos eram feitos a partir de dois números de telefone diferentes, ambos vinculados a cadastros falsos. Um deles estava registrado em nome de um detento que cumpre pena em regime fechado — ou seja, ele também acabou sendo uma das “vítimas” do assaltante, mesmo estando preso.
Contudo, nesta quinta-feira, os policiais conseguiram prender o suspeito em sua residência, na Vila Nhanhá, junto de sua esposa, que também auxiliava o marido na realização de transferências financeiras utilizadas nas negociações e no repasse do dinheiro obtido com a venda dos veículos.
No endereço, também foram apreendidos telefones celulares, uma arma de fogo falsa, uma chave mixa, documentos pessoais falsos e uma algema com o brasão da Polícia Militar, além de outros objetos utilizados na prática dos crimes.
Segundo o delegado Erasmo Cubas, da Defurv, foram identificadas pelo menos sete ocorrências envolvendo o suspeito, mas a delegacia não descarta a possibilidade de que mais pessoas tenham caído no golpe do assaltante.
“Ele buscava comprar veículos com situação documental irregular. Isso fazia com que a maioria das vítimas não registrasse ocorrência.”
Erasmo Cubas.
Com a prisão do suspeito, a equipe da Defurv conseguiu recuperar parte dos veículos roubados. A investigação continua para tentar localizar outros itens subtraídos e identificar possíveis receptadores envolvidos na revenda dos veículos.
O suspeito preso é reincidente em crimes patrimoniais e já esteve envolvido em aproximadamente 70 ocorrências policiais por delitos diversos, especialmente furtos e roubos de veículos.