Seja Bem Vindo - 21/10/2025 09:58

abelhas melhoram produtividade de lavouras em MT

Mato Grosso produziu 760 mil kg de mel em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número coloca o estado em 14º no ranking nacional. A nível de Brasil, a produção de mel consiste em 67 mil toneladas e é o Paraná quem lidera a produção com quase 1/6 de todo esse volume. Porém, mais do que os benefícios econômicos possibilitados pela apicultura, a cadeia produtiva contribui para o equilíbrio ambiental de lavouras.

Produtores rurais de soja e milho do Norte de Mato Grosso abriram espaço para a instalação de apiários e as abelhas convivem lado a lado com a lavoura. Mais do que produzir mel, as abelhas simbolizam o compromisso e o equilíbrio entre a produção de alimentos e o meio ambiente.

Presença de abelhas em lavouras aumenta produtividade e preserva meio ambiente | Foto: Ilustrativa

Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), as colmeias são posicionadas estrategicamente conforme a época do ano e a floração disponível. Durante os períodos de seca, por exemplo, ficam mais próximas das fontes de água. Tudo é feito com cuidado e respeito, e além da produção, a propriedade também se tornou espaço de aprendizado.

O produtor rural de Sorriso, Luimar Luiz Gemi, acredita que alinhar abelhas e lavouras é uma forma de mostrar que o campo convive em harmonia com o meio ambiente. O produtor abriu as porteiras para que apicultores instalassem caixas nas reservas legais da propriedade que atualmente conta com a produção de grãos, fibra e também abelhas na fazenda.

Em Nova Mutum, o produtor Andrey Costa Beber também dispõe dessa diversidade na propriedade rural. Há cinco anos, permitiu que um colaborador instalasse colmeias nas áreas de reserva que hoje contam com 40 caixas. Para o produtor, a presença das abelhas é como um selo de sustentabilidade.

Benefícios para sojicultores e apicultores

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que a proximidade entre apiários e lavouras trazem benefícios para ambas as partes. O órgão afirma que durante a florada da soja, os apicultores podem colher até 50kg de mel por colmeia, caso elas sejam posicionadas próximas às lavouras. Isso equivale ao triplo da média brasileira por caixa/ ano. A florada acontece quando há pouca oferta de flor, aumentando o período de produção de mel.

Já para os agricultores, as abelhas ofertam uma polinização suplementar que pode aumentar a produtividade da soja em cerca de 5%. Além disso, o peso dos grãos também aumenta e contribui para melhor receita do produtor rural de forma que não haja investimentos extras nem degradação ambiental.

  1. Podcast Agro de Primeira: os segredos dos produtores que não quebram

  2. MT plantou 15% da safra de soja e já vendeu quase 30% de forma antecipada

VEJA MAIS

Com “raça”, onça ataca sucuri gigante no Pantanal

Um vídeo publicado pelo perfil @jaguarwildlife_tours mostra o impressionante momento em que uma onça-pintada ataca…

Globo esclarece rumores sobre saída de Caco Barcellos do Profissão Repórter: “Não procede”

Nos últimos dias, rumores sobre a saída de Caco Barcellos da Globo começaram a circular, causando…

Corinthians paga segunda parcela ao Cuiabá por transferência de Raniele; veja quantas faltam

O Corinthians pagou, na noite desta segunda-feira (20), a segunda parcela da dívida com o…