O Dia Mundial do Ovo, celebrado nesta sexta-feira (10), marca um período de expansão para a cadeia comercial brasileira, impulsionada diretamente pelo avanço do consumo interno. Projeções da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) indicam um novo recorde de produção, com 62 bilhões de unidades em 2025, alta de 7,5% frente as 57,683 bilhões de unidades registradas em 2024.
Em 2025, o consumo médio por pessoa no Brasil deve ser de 288 ovos, um aumento de 7,1% na comparação com o índice per capita de 269 unidades em 2024. Com isso, o país deve entrar, pela primeira vez, na lista dos 10 maiores consumidores per capita de ovos do mundo.
O presidente da ABPA e do conselho do IOB (Instituto Ovos Brasil), Ricardo Santin, afirma que o movimento de expansão deve continuar em 2026, com produção estimada em até 65 bilhões de unidades e consumo per capita de 306 ovos por habitante.
Com essa estimativa, o Brasil assumirá o sétimo lugar entre os países com maior consumo per capita da proteína no planeta, reforçando o papel do ovo na segurança alimentar e na saúde da população.
Celebração anual
O Dia Mundial do Ovo, 10 de outubro, comemorado em dezenas de países produtores e consumidores, tem como objetivo destacar os múltiplos benefícios da proteína na nutrição global.
No Brasil não é diferente. O Instituto Ovos Brasil promove ações de valorização e informação em todo o país. A programação pode ser acompanhada pelo site oficial da entidade: www.ovosbrasil.com.br