Seja Bem Vindo - 21/10/2025 11:56

  • Home
  • Destaques
  • Asteroide 2024 YR4 pode cruzar a órbita da Terra em 2032

Asteroide 2024 YR4 pode cruzar a órbita da Terra em 2032

O asteroide batizado de 2024 YR4, do tamanho de um prédio de 15 andares, está passando pelo Sistema Solar e chamando a atenção dos cientistas. A trajetória calculada pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) mostra que ele deve passar muito perto da Terra no dia 22 de dezembro de 2032.

Embora o risco seja pequeno, os cálculos apontam uma possibilidade remota de entrada na atmosfera sobre a América do Sul, incluindo o Brasil.

Asteroide do tamanho de um prédio vai passar perto da Terra em 2032. (Foto: Reprodução)

Descoberta

O corpo celeste foi descoberto no dia 27 de dezembro de 2024 por um telescópio do Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), que funciona no Chile e é financiado pela NASA.

Desde a descoberta, o 2024 YR4 vem sendo acompanhado por telescópios de vários países. O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS/NASA) monitora constantemente sua trajetória.

2024yr4 discovery atlas
Imagens da descoberta do asteroide 2024 YR4. (Foto: Divulgação/NASA)

Imagens feitas pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA, ajudaram os cientistas a calcular melhor o tamanho do asteroide. Ele mede entre 53 e 67 metros de diâmetro, com altura semelhante à de um prédio de 15 andares.

Um possível “alvo” no caminho

Simulações feitas pela agência espacial norte-americana, mostram que, embora seja pouco provável, o asteroide 2024 YR4 poderia entrar na atmosfera sobre regiões da América do Sul, incluindo o Brasil. Os estudos também indicam que o corpo pode passar próximo da Lua, o que levanta outra hipótese: a de uma possível colisão lunar.

Segundo os cálculos, a probabilidade de impacto com a Lua é de 3,8% na mesma data da aproximação.

Se caísse na Terra, o 2024 YR4 poderia destruir uma cidade inteira

Ao ultrapassar 1% de chance de impacto, o 2024 YR4 passou a ser tratado com mais cautela. O programa espacial americano, repassou as informações a organizações internacionais e ao Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA),responsável por acompanhar possíveis riscos no espaço.

espaco 2
Tamanho do asteroide 2024 YR4. (Foto: Divulgação/NASA)

Essa notificação é apenas uma medida preventiva, usada para garantir que o mundo esteja atento a qualquer mudança na rota do asteroide.

Para os cientistas da NASA, um asteroide do tamanho do 2024 YR4 poderia explodir no ar se entrasse na atmosfera. A força seria suficiente para derrubar prédios e quebrar janelas em uma cidade, mas não causaria destruição em todo o planeta.

A incerteza (e o alívio)

Com novas observações e cálculos mais precisos, a NASA reduziu a chance de colisão do 2024 YR4 para quase zero. O asteroide não representa risco para a Terra, nem em 2032, nem nas próximas décadas. Mesmo assim, ele continua sendo acompanhado por cientistas de vários países.

Esse monitoramento faz parte do trabalho de defesa planetária, que busca observar e estudar corpos celestes próximos à Terra para garantir mais segurança e entendimento sobre o espaço.

  1. Estudante de Tangará da Serra é medalha de ouro no programa Caça Asteroide

  2. Cratera formada por asteroide em MT é reconhecida patrimônio geológico internacional

  3. Chuva de meteoros: saiba melhor horário para ver fenômeno em MT



VEJA MAIS

Revista aposta em 13 clássicos e homenagem a Ozzy na setlist do Guns em Cuiabá

A revista especializada em entretenimento Rolling Stone Brasil publicou suas apostas para a setlist que…

Endrick: Xabi Alonso aprova saída, e Real e agentes já buscam soluções no mercado

Sem qualquer minuto em campo na atual temporada, Endrick vai mesmo ser emprestado pelo Real…

Obras do BRT voltam a atrasar e secretário cita entraves ambientais e logísticos

O secretário de Infraestrutura de Cuiabá, Marcelo de Oliveira, participou nesta segunda-feira (20) de uma…