O transporte ferroviário de biocombustíveis em Mato Grosso, como etanol e biodiesel, tem registrado um crescimento notável nos últimos anos. Em 2019, o volume de etanol e biodiesel transportado foi de 188 mil m³. Esse número disparou para 2,161 milhões m³ em 2024, o que representa um impressionante aumento de mais de 1.000% em apenas seis anos.
(Foto: Assessoria/ Rumo)
Esse crescimento acelerado, especialmente a partir de 2020, posiciona Mato Grosso como um dos principais polos de produção e distribuição de biocombustíveis do Brasil. Esse avanço não só reforça a competitividade da produção local, mas também contribui para a transição energética do país.
Nos últimos seis anos, o volume de diesel e gasolina transportado para o estado cresceu 42%. Entre 2020 e 2024, a Rumo, empresa concessionária do sistema ferroviário em Mato Grosso, registrou um aumento geral de 65% no volume total de combustíveis transportados no país, subindo de 2,77 milhões de m³ para 4,56 milhões de m³.
Transporte de Etanol e Biodiesel
2019: 188 mil m³
2024: 2,161 milhões m³
Aumento: 1.000%
Transporte de Diesel e Gasolina
Crescimento (2019-2024): 42%
2020: 2,77 milhões m³
2024: 4,56 milhões m³
Aumento: 65%
Em razão do aumento do volume transportado, a empresa tem expandido suas operações, firmando parcerias estratégicas como o contrato com a FS Energia, celebrado em janeiro deste ano.
Com isso, a companhia adquiriu duas composições ferroviárias compostas por 80 vagões e três locomotivas, dedicadas exclusivamente ao transporte de etanol produzido pela FS Energia no estado. Esse investimento é fundamental para fortalecer a competitividade do etanol mato-grossense e promover a sustentabilidade do setor, com um modal mais seguro e com menores emissões de carbono.
Atualmente, o etanol produzido em Mato Grosso é transportado por ferrovia até Paulínia (SP), abastecendo os polos consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões do Sudeste, conectando o estado aos maiores mercados de biocombustíveis do país.

Expansão da malha ferroviária
A chegada dos trilhos na região médio-norte vai permitir um escoamento mais eficiente das safras e facilitar o transporte de insumos essenciais para o agronegócio. Essa expansão não só otimiza a logística de produtos como etanol e fertilizantes, mas também impulsiona a industrialização local e amplia a conexão do estado com os principais mercados consumidores.
De acordo com Igor Figueiredo, diretor comercial da Rumo, a evolução constante no transporte ferroviário de produtos essenciais para o agro, como combustíveis e fertilizantes, demonstra como a ferrovia é uma grande aliada na construção de uma infraestrutura logística segura, eficiente e sustentável.
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