O Flamengo derrotou o Racing, da Argentina, por 1 a 0, nesta quarta-feira, pelo confronto de ida da semifinal da Copa Libertadores da América, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). A equipe rubro-negra dominou a partida, mas só foi marcar o gol da vitória no fim do segundo tempo, com Carrascal.
O duelo de volta entre as equipes será na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Presidente Perón (El Cilindro), em Buenos Aires, na Argentina. Os cariocas jogam pelo empate para avançar à final. Uma vitória mínima dos argentinos levará a decisão para os pênaltis.
O Flamengo começou a partida tendo mais posse de bola, mas tendo dificuldade em passar a marcação do Racing. Os argentinos não se intimidaram e buscaram o ataque, criando boa chance aos oito minutos. Sosa aproveitou escanteio e escorou para Zuculini, que cabeceou errado.
Os donos da casa só foram criar sua primeira boa chance aos 15 minutos. Em avanço rápido, a boa chegou em Carrascal na área. O atacante chutou para boa defesa de Cambeses. O lance animou os rubro-negros, que quase marcaram em seguida. Após bate e rebate, a bola ficou com Arrascaeta, que acertou a trave.
O Racing voltou a assustar aos 33 minutos. Após cobrança de escanteio, Solari finalizou para grande defesa de Rossi. No entanto, depois disso, o Flamengo voltou a ter controle total da partida. Só que os rubro-negros seguiram com problema em passar pela retranca argentina.
Os cariocas voltaram a criar boas chances apenas nos minutos finais. Primeiro, Arrascaeta aproveitou cruzamento e cabeceou em cima de Cambeses. Em seguida, Pedro ficou com a bola após bate e rebate e finalizou para boa defesa do goleiro argentino. Assim, o Racing segurou o empate até o intervalo.
No segundo tempo, o Flamengo manteve a pressão nos primeiros minutos. Os cariocas rodaram a área e viram a zaga argentina impedir as finalizações. A primeira boa chance aconteceu somente aos 13 minutos, em chute de fora da área de Arrascaeta que parou em Cambeses.
O Racing soube suportar a pressão e assustou em seguida. Conechny aproveitou cruzamento, mas mandou pela linha de fundo. O Flamengo respondeu com Ayrton Lucas. O lateral recebeu passe na área e chutou para fora.
A partir daí, o duelo ficou aberto. O Racing passou a avançar, mas deixou espaço para o Flamengo, que quase abriu o placar aos 32 minutos. Após cruzamento, a bola chegou a Samuel Lino na área. O atacante finalizou para grande defesa de Cambeses.
Os donos da casa chegaram a balançar a rede aos 35 minutos, com Samuel Lino. Só que o gol foi anulado por impedimento do rubro-negro.
De tanto insistir, os cariocas chegaram ao gol aos 42 minutos. Bruno Henrique foi lançado e parou em grande defesa de Cambeses. O rebote sobrou para Carrascal, que chutou e viu a bola bater em Rojo para ir à rede e decretar o triunfo do Flamengo no Maracanã.