Seja Bem Vindo - 24/10/2025 23:25

Prefeitura de Campo Grande lança programa em apoio à agricultura familiar

A Prefeitura Municipal de Campo Grande lança nesta sexta-feira (24), às 14h, no auditório da Famasul, o programa AgroIntegra CG – Conectando o Campo à Alimentação Escolar, que busca fortalecer a agricultura familiar e garantir alimentos de qualidade na merenda escolar, além de renda para produtores.

A iniciativa, realizada pela Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), vai unir produtores rurais e urbanos, escolas municipais e instituições parceiras.

Durante o evento, também será assinado um termo de cooperação com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ampliando o acesso à assistência técnica e gerencial.

AgroIntegra CG

O AgroIntegra CG será realizado com apoio da Famasul, Senar/MS, Sindicato Rural de Campo Grande, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Banco do Brasil, Selc (Secretaria-Executiva de Licitações e Contratos), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Suale (Superintendência de Alimentação Escolar).

As instituições vão atuar em conjunto na assistência técnica, qualificação e organização da cadeia produtiva da agricultura familiar.

Para a elaboração do AgroIntegra CG, a Semades mapeou os desafios dos produtores, como a falta de documentação, ausência de assistência técnica e dificuldade de acesso ao crédito.

Com base no diagnóstico, o programa vai promover a regularização de documentos que garantem a entrada no mercado formal, como inscrição estadual e emissão de notas fiscais, além de organizar grupos produtivos por região.

Os produtores também poderão participar de cursos de capacitação nas áreas de gestão, associativismo, operação de máquinas e boas práticas de produção.

Agricultura familiar | (Foto: divulgação, Governo do Mato Grosso do Sul)

Valorizar o pequeno produtor

Além do projeto, o termo de cooperação entre o Senar/MS e a prefeitura vai beneficiar 240 participantes, entre eles produtores rurais e hortas urbanas, com ações voltadas à inovação tecnológica, geração de renda, sustentabilidade e capacitação profissional.

O trabalho conjunto busca garantir o abastecimento local, valorizar o pequeno produtor e promover práticas sustentáveis.

As ações previstas para a cooperação incluem incentivo ao empreendedorismo jovem, fortalecimento de associações e cooperativas, ampliação do protagonismo feminino e auxílio na produção das hortas urbanas e do Cinturão Verde de Campo Grande.

Segundo o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o acordo amplia o alcance das ações do Senar/MS e reforça a importância da capital no desenvolvimento do agronegócio estadual.

“Já temos outras ações em conjunto com a prefeitura, como o Agrinho e o Ação Agro Social, e trazer mais uma iniciativa mostra como a gestão pública está empenhada em gerar resultados para o campo e para a cidade. Com o apoio da prefeitura e o trabalho dos nossos técnicos, conseguiremos atender mais famílias, hortas urbanas e instituições, promovendo desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida”, afirma Bertoni.

Para a analista do Sistema Famasul, Letícia Teruya, a proposta abre caminho para que os produtores tenham acesso à assistência técnica e possam evoluir dentro das cadeias produtivas.

“À medida que a produção avança, esses agricultores passam a receber acompanhamento especializado em áreas como horticultura ou bovinocultura de leite. Essa evolução tem gerado resultados expressivos, especialmente na qualidade de vida das famílias atendidas”, explica Letícia.

VEJA MAIS

Geraldão vem aí e ditador pode cair de maduro

Reprodução Geraldão está a caminho e ditador pode cair Reprodução Geraldão está a caminho e…

soluções sustentáveis do agro serão apresentadas na COP 30

A AgriZone, espaço temático coordenado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), reunirá centenas de…

Próximo capítulo da novela, sábado, 25

No capítulo de Dona de Mim, Leo convoca o coral de Stephany e Dara para…