Seja Bem Vindo - 25/10/2025 18:26

Festival premiará melhores queijos de MT

Vandecleia Prochnow é pedagoga por formação, mas resolveu empreender na pecuária leiteira há alguns anos e hoje tem queijos premiados em seu catálogo. A produtora rural inscreveu quatro produtos no Concurso de Queijos de Mato Grosso, que faz parte da programação do Festival do Queijo, que começa nesta sexta-feira (24) em Cuiabá. Ao todo, foram inscritos 311 produtos de 96 empreendimentos cadastrados.

Produtora espera premiações em Concurso Estadual | Foto: Arquivo pessoal

Vandecleia afirma que trazer o concurso para Mato Grosso é uma oportunidade de incentivar a produção entre os queijeiros mato-grossenses.

“Inscrevi o queijo berta, requeijão de corte, queijo fresco e doce de leite no concurso, mas também estarei por lá vendendo os meus queijos. Espero que o público possa apreciar o que é produzido no nosso Estado e valorizar os produtores locais”.

Hoje, em uma propriedade em Nossa Senhora do Livramento, 150 litros/dia de leite se transformam em até 30 queijos, que fazem Vandecleia se tornar realizada profissionalmente.

“Tínhamos o leite como segunda renda. Deixei a sala de aula e comecei a empreender com os queijos artesanais, inicialmente vendendo de porta em porta e depois da regularização consegui as primeiras premiações”, conta a produtora que já conquistou ouro em requeijão de corte e queijo berta, bronze em queijo fresco em diversos concursos em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Os queijos premiados serão conhecidos na noite deste sábado (25). No entanto, o Festival de Queijo começa às 17h desta sexta (24) no Centro de Eventos do Pantanal. Além da medalha e do certificado de participação, os participantes receberão um relatório técnico de curadoria fornecido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), agregando valor e confiança ao mercado consumidor.

O evento é promovido pelo Sebrae-MT e terá feira de produtores, cozinha show, apresentações culturais, espaço gastronômico, oficinas práticas de produção de queijos, análise de leite das propriedades e o Empório Origem com venda de produtos regionais.

Segundo a gestora estadual de agronegócios do Sebrae/MT, Valéria Pires, a realização do concurso busca reconhecer e valorizar a diversidade e a qualidade dos queijos produzidos em Mato Grosso e seus subprodutos.

queijo
Produtora Raquel Cattani tem categoria em sua homenagem.
| Foto: Reprodução

O concurso também possui uma categoria em homenagem à queijeira Raquel Cattani, filha do deputado Gilberto Cattani. Vítima de feminicídio em 2024, Raquel produzia queijos artesanais e possuía dois queijos premiados. Hoje, é a família quem administra o negócio.

  1. Concurso em MT vai eleger melhor queijo; saiba como se inscrever

VEJA MAIS

Lula aposta em acordo com Trump para reverter tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que espera conversar pessoalmente com o presidente…

Filhote de jacaré passeia sozinho e faz visita surpresa no Pantanal

Um filhote de jacaré foi flagrado longe da família na tarde deste sábado (25) no…

Chuvas irregulares preocupam produtores, diz Aprosoja

Em publicação divulgada neste sábado (25), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de…