Seja Bem Vindo - 25/10/2025 18:17

  • Home
  • Esportes
  • Tiago Splitter estreia no comando dos Trail Blazers e faz história contra os Warriors na NBA

Tiago Splitter estreia no comando dos Trail Blazers e faz história contra os Warriors na NBA

Dia histórico na NBA. Nesta sexta-feira (24), Tiago Splitter estreou no comando do Portland Trail Blazers e ampliou seu nome na liga ao se tornar o primeiro técnico brasileiro na elite do basquete. O adversário foi nada menos que o Golden State Warriors que, nem com Stephen Curry inspirado, conseguiu estragar a festa.

Com o ex-pivô do Brasil como treinador interino à beira da quadra, no Moda Center, a equipe de Óregon se recuperou da derrota na estreia e faturou sua primeira vitória na temporada ao bater os rivais californianos por 139 a 119.

Aos 40 anos, Splitter inicia um novo capítulo em sua carreira já consagrada no melhor basquete do mundo. Primeiro brasileiro campeão da liga em 2014, com o San Antonio Spurs, ele chegou este ano aos Trail Blazers e assumiu o comando interinamente após a prisão de Chauncey Billups.

Em sua primeira aparição, o ex-pivô já garante o primeiro triunfo da equipe após a derrota por 118 a 114 em casa para o Minnesota Timberwolves. Mesmo com os 35 pontos de Steph Curry e Gui Santos do outro lado, os donos da casa dominaram do início ao fim para sentenciar a vitória, com Deni Avdija e Jerami Grant entre os destaques.

Apesar de estrear como treinador principal na liga, Splitter já carrega na bagagem a experiência de levar o Paris Basketball a dois títulos nacionais na última temporada.

A beira da quadra na NBA também não é uma novidade. Antes de se mudar para a França, o ex-pivô foi assistente técnico no Brooklyn Nets (2019 a 2023) e no Houston Rockets (2023/24).

Como jogador, Splitter disputou sete temporadas na elite do basquete, incluindo passagens por Philadelphia 76ers e Atlanta Hawks, além dos Spurs, com o qual se consagrou sob o comando do lendário técnico Gregg Popovich. Antes de encerrar a carreira, ele ainda brilhou com a camisa do Saski Baskonia, da Espanha, cujo número 21 foi aposentado em sua homenagem no ano passado.

Técnico e astro da NBA presos

Então treinador principal dos Trail Blazers, Chauncey Billups foi detido nesta quinta-feira (23) como parte de investigações relacionadas a jogos de azar. Além dele, Terry Rozier, armador do Miami Heat, também foi preso. Ambos acabaram afastados de suas equipes.

A prisão de Billups, de 49 anos, ocorreu no Oregon e foi feita como parte de um caso diferente, mas com o tema também relacionado, ligado a uma operação ilegal em partidas de pôquer. Ele estava à frente de Portland desde 2021 e foi campeão da NBA e MVP das Finais como jogador do Detroit Pistons, além de ser eleito ao Hall da Fama do Basquete em 2024.

Billups e Rozier fazem parte de um total de 34 pessoas presas. As detenções são resultado de uma investigação que perdurou por anos e abrangeu 11 estados, envolvendo dezenas de milhões de dólares, de acordo com o FBI.

VEJA MAIS

Lula aposta em acordo com Trump para reverter tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que espera conversar pessoalmente com o presidente…

Filhote de jacaré passeia sozinho e faz visita surpresa no Pantanal

Um filhote de jacaré foi flagrado longe da família na tarde deste sábado (25) no…

Chuvas irregulares preocupam produtores, diz Aprosoja

Em publicação divulgada neste sábado (25), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de…