Seja Bem Vindo - 25/10/2025 18:43

  • Home
  • Política
  • Em MT, Alckmin fala sobre economia, segurança na fronteira e hidrovia

Em MT, Alckmin fala sobre economia, segurança na fronteira e hidrovia

Durante visita a Cáceres para a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), nesta sexta-feira (24), o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, tratou de temas estratégicos para Mato Grosso e para o país. Em entrevista, ele falou sobre a reforma tributária, logística via Hidrovia Paraguai-Paraná, criminalidade na fronteira, educação tecnológica e os desafios do modelo assistencialista no Brasil.

Geraldo Alckmin, durante inauguração de ZPE, em Cáceres. (Foto: Luiz Garcia/ Centro América FM)

Reforma tributária e exportações

Alckmin defendeu a reforma tributária, afirmando que ela não trará prejuízos aos estados produtores, como Mato Grosso. Segundo ele, a mudança substituirá cinco tributos por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com transição gradual até 2032.

“A reforma simplifica, reduz custos e acaba com o manicômio tributário. Estudos mostram que, em 15 anos, ela pode aumentar o PIB em 12% e as exportações em 17%”, afirmou.

Ele também reforçou que a ZPE é um instrumento fundamental para fortalecer a exportação, gerar empregos e agregar valor à produção agropecuária.

Hidrovia do Rio Paraguai (Foto: Arquivo/Governo de MS)

Hidrovia Paraguai-Paraná

Sobre a logística de escoamento, Alckmin afirmou que a hidrovia Paraguai-Paraná é essencial para reduzir custos e integrar modais de transporte. Disse que o trecho entre Cáceres e Corumbá precisa de investimentos para desassoreamento e melhoria do calado, e que o tema será levado ao Ministério de Portos e Aeroportos.

Segurança nas fronteiras

Questionado sobre o aumento do crime organizado na fronteira, o presidente em exercício afirmou que o governo federal deve fortalecer o programa de combate ao tráfico e às ilegalidades.

“O Brasil tem uma enorme fronteira seca e precisa de presença mais forte do Estado. Há previsão de investimento de R$ 30 bilhões em tecnologia e estrutura para as Forças Armadas nos próximos anos, com prioridade para a fronteira”, destacou.

ZPE Caceres 1 2
ZPE de Cáceres. (Foto: Luiz Garcia/ Centro América FM)

Educação tecnológica

Alckmin também falou sobre a formação de profissionais diante das oportunidades geradas pela ZPE. Ele defendeu o fortalecimento do ensino técnico e tecnológico, em parceria com os Institutos Federais.
“Não adianta abrir curso que não gera emprego. A formação tem que estar ligada ao mercado de trabalho. Onde houver demanda, o governo está pronto para ajudar a abrir novos cursos”, disse.

Assistencialismo e emprego

Sobre críticas de que parte da população não quer trabalhar por receber benefícios sociais, Alckmin afirmou que o governo já flexibilizou as regras para quem recebe Bolsa Família e deseja ter emprego formal.

“Hoje, quem está no Cadastro Único pode trabalhar e manter parte do auxílio. A ideia é estimular o emprego com carteira assinada e garantir direitos”, pontuou.

  1. Farmacêutico é flagrado fazendo lipoaspiração em clínica odontológica em MT

  2. Zona de Exportação é inaugurada em Cáceres com estrutura para 341 indústrias



VEJA MAIS

Lula aposta em acordo com Trump para reverter tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que espera conversar pessoalmente com o presidente…

Filhote de jacaré passeia sozinho e faz visita surpresa no Pantanal

Um filhote de jacaré foi flagrado longe da família na tarde deste sábado (25) no…

Chuvas irregulares preocupam produtores, diz Aprosoja

Em publicação divulgada neste sábado (25), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de…