O aplicativo Pasto Certo auxilia na escolha ideal de cultivares de acordo com a finalidade que o produtor quer, respeitando a condição do ambiente, do solo, do nível tecnológico e do manejo adotado na propriedade. A Embrapa Gado de Corte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) contabiliza mais de 91 mil downloads realizados desde sua criação.
O software disponibilizado de forma gratuita disponibiliza catálogos com características das principais cultivares de forrageiras de climas tropicais e temperados. A plataforma funciona off-line e está disponível em portugês, inglês e espanhol.
O aplicativo interativo apresenta oito perguntas ao usuário e ao final do questionário o sistema libera sugestões de cultivares, calcula a quantidade necessária de sementes com base nas respostas de cada produtor e indica onde adquirir as sementes licenciadas das forrageiras Embrapa.
“Além dos dados de qualidade de sementes, é gerada uma sugestão ali de cálculo da quantidade que o produtor deve comprar, a fim de atender os critérios técnicos e ter-se uma boa formação do pasto”, acrescentou o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Sanzio Carvalho Lima Barrios.
A iniciativa da Embrapa Gado de Corte conta com o apoio dos acadêmicos da Facom (Faculdade de Ciência da Computação) da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), da UFSJ (Universidade Federal de São João do Rei) e da Unipasto (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras).
Ponto inicial
A primeira versão, lançada em 2017 apenas para Android mobile, contava com um catálogo de cerca de 20 cultivares e 160 características associativas. Atualmente a versão 4.0 do aplicativo tem mais de 40 cultivares cadastradas além das particularidades vinculadas.
As atualizações do software trouxeram diversas categorias referentes a morfologia da planta, a parte agronômica para o plantio, métodos de manejo de plantéis e cuidados com possíveis doenças.
Carvalho explica que o avanço foi significativo tanto das informações adicionadas quanto das novas possibilidades de instalação.
“O aplicativo está nas lojas, na Google Play e na Apple Store, mas ele é um PWA (Aplicativo Web Progressivo), funciona em multiplataforma Android, iOS e pelo site. Ao acessar você tem o aplicativo ali na sua tela e não tem necessidade de baixar no computador”, pontua o pesquisador.

Segundo dados concedidos ao Portal Primeira Página, mais de 90% dos usuários são de dentro do Brasil. Do total de downloads, 73.231 foram feitos em aparelhos Android e 23.916 em IOS.
Sanzio afirma que o banco de dados será atualizado novamente, com conhecimentos técnicos da Embrapa e parceiros, e desenvolvimento de novas funcionalidades no Pasto Certo. A versão 5.0 deve estar disponível a partir de 2026.
Confira mais informações aqui.
- 
Alunos da UFGD desenvolvem estufa agrícola sustentável
 - 
Aplicativo Sigater moderniza assistência técnica no campo em MS
 - 
Redução de bezerros em 2026 exige gestão preventiva em MS