Seja Bem Vindo - 08/11/2025 10:42

  • Home
  • Economia e Agro
  • Brasil e México ampliam cooperação em políticas públicas e abastecimento alimentar

Brasil e México ampliam cooperação em políticas públicas e abastecimento alimentar

O Brasil e o México reforçaram, nesta semana, a parceria em políticas públicas voltadas ao abastecimento e à agricultura familiar durante o webinário “Intercâmbio de Experiências em Estatísticas Agropecuárias, Gestão de Mercados e Políticas Públicas de Apoio à Agricultura Familiar”, encerrado nesta sexta-feira (7).

O evento, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, faz parte da Cooperação Sul-Sul Trilateral entre os dois países, com apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A iniciativa busca fortalecer o intercâmbio técnico e promover o compartilhamento de metodologias voltadas à produção de estatísticas agropecuárias, gestão de mercados e apoio a pequenos produtores.

Brasil e México ampliam cooperação sobre abastecimento alimentar. – Foto: Freepik

As discussões integram as atividades da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (Rede SPAA), coordenada pelo Brasil no biênio 2024–2026. O objetivo é ampliar a troca de experiências sobre instrumentos de regulação de mercado e políticas de incentivo à produção sustentável.

Na quinta-feira (6), os debates se concentraram em estatísticas agropecuárias e sistemas de informação, com a apresentação de práticas utilizadas no monitoramento da produção e na difusão de dados do setor. Já nesta sexta-feira (7), o foco foi em políticas públicas e mecanismos de apoio aos produtores rurais, com destaque para temas como a garantia de preços mínimos, a comercialização de alimentos e o fortalecimento da sociobiodiversidade.

Durante o intercâmbio, o Brasil apresentou experiências em gestão de estoques públicos e políticas de regulação de mercado, enquanto o México compartilhou avanços no uso de tecnologias e sensoriamento remoto para o acompanhamento da produção. Ao fim do encontro, os países acordaram a elaboração de uma agenda técnica bilateral, com previsão de novas ações conjuntas, como missões presenciais, capacitações e troca de equipes.

Acordo semelhante com a Romênia

A ampliação das parcerias internacionais no campo da segurança alimentar também foi tema de outro acordo firmado recentemente. Na última quarta-feira (5), Brasil e Romênia assinaram um Memorando de Entendimento que prevê cooperação nas áreas de abastecimento, energia e gestão de estoques públicos.

O documento, formalizado durante cerimônia na Embaixada da Romênia em Brasília, estabelece uma agenda de intercâmbio técnico entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Administração Nacional de Reservas Estatais e Problemas Especiais da Romênia (ANRSPS). A parceria prevê o aprimoramento dos sistemas de reservas estratégicas e o fortalecimento das respostas a emergências humanitárias e de abastecimento.

  1. Agricultura discute mudanças climáticas na COP30 Farmers Summit

  2. Vídeo mostra trio de elefantas em tarde de roncos e brincadeiras em MT

  3. Cães escapam de tutor durante passeio e matam gato em Cuiabá; veja vídeo

VEJA MAIS

Em alta no Flamengo, Rossi receberá valorização salarial

O Flamengo tem negociações em andamento para dar uma valorização financeira ao goleiro Agustín Rossi,…

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão em fase de acabamento dos prédios.…

Estudantes brasileiros participam de competição internacional do agro

Três equipes de estudantes da Harven Agribusiness School, primeira instituição de ensino superior do país…