Seja Bem Vindo - 12/11/2025 11:30

  • Home
  • Destaques
  • Derrite desiste de igualar facções como terroristas

Derrite desiste de igualar facções como terroristas

DA FOLHAPRESS

O relator do PL Antifacção, Guilherme Derrite (PP-SP), anunciou recuos em seu texto de combate ao crime organizado, após uma série de críticas de que o papel da Polícia Federal seria diminuído, atendendo a pontos que o governo Lula (PT) elencou como prioridade.

Tanto Derrite quanto o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmaram serem falsas as “narrativas” de que o projeto pretendia tolher a ação da PF.

Em entrevista à imprensa, Derrite afirmou que não foi procurado pelo governo e que as alterações visam atender ao interesse da sociedade. Segundo ele, não se tratam de recuos, mas de “estratégia”.

Mais cedo, Motta se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandoski, para discutir o texto. Em seguida, o presidente da Câmara se encontrou com Derrite.

 Como mostrou a Folha de S.Paulo, após uma série de embates em torno do texto, o PL Antifacção deve ser votado nesta quarta (12), caso haja acordo sobre o conteúdo. As conversas nesta terça para alcançar um consenso envolveram, além de Motta, Derrite e Lewandoski, representantes do governo e líderes partidários.

Derrite desistiu de alterar a Lei Antiterrorismo e deve criar uma nova lei para endurecer penas contra uma série de crimes praticados por facções. Com isso, o relator diz que competências da PF e das polícias estaduais seriam preservadas como estão.

 



VEJA MAIS

MS avança no saneamento com ampliação de Estações Elevatórias

Mato Grosso do Sul ganhará novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), impulsionando de forma sólida…

Dois jovens são detidos por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

A guarnição de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) da Polícia Militar deteve a…