Em vias de assinar a renovação de contrato com o Palmeiras até o final de 2027, na liderança do Campeonato Brasileiro restando seis rodadas para o fim da competição e na decisão da CONMEBOL Libertadores pela terceira vez na carreira, o técnico Abel Ferreira vive um de seus melhores momentos à frente do Verdão desde 2020, ano no qual chegou ao clube.
A situação atual, porém, não reflete o que foi grande parte do ano do português no Brasil. A ESPN apurou que Abel Ferreira viveu momentos tensos nos últimos meses, sendo alvo, inclusive, de ameaças e até mesmo perseguição de integrantes de organizadas dentro do Allianz Parque.
Após perder o Campeonato Paulista para o Corinthians e não conseguir encontrar um time ideal em meio à reformulação de elenco, Abel viveu o estopim da crise com grande parte da torcida foi a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Timão, no início de agosto.
Naquele dia, durante a derrota por 2 a 0 (já havia perdido o confronto de ida, em Itaquera, por 1 a 0), o treinador foi alvo de fortes protestos vindo das arquibancadas e chegou a aplaudir de maneira irônica à manifestação do estádio, gerando um clima de grande mal-estar.
A reportagem soube que, na partida seguinte, diante do Ceará, em vitória de virada por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, um grupo de torcedores uniformizados se deslocou do Gol Norte, setor habitual das organizadas no Allianz Parque, e ocupou o setor atrás do banco de reservas para direcionar xingamentos e ameaças ao português.
O fato chamou a atenção da segurança da arena, e os torcedores foram retirados do local após alguns minutos proferindo ofensas, segundo relataram à ESPN pessoas que testemunharam o ocorrido.
Foi neste meio tempo que o treinador e sua família que vivem no Brasil também foram ameaçados, principalmente em manifestações nas redes sociais.
A situação exigiu que Leila Pereira, mandatária do clube, se reunisse com Abel Ferreira para garantir a segurança dele, da esposa e de suas duas filhas, algo que ajudou a viabilizar as conversas entre as partes por um novo contrato até o final de 2027.
O cenário geral só melhorou depois de uma recuperação do time em campo. Depois de alterações táticas e mudanças no time titular feitas por Abel, o Palmeiras conseguiu uma grande arrancada, o que lhe garantiu a liderança do Brasileirão até aqui.
A “cereja do bolo” foi a grande virada conquistada diante da LDU, do Equador, na semifinal da CONMEBOL Libertadores. Depois de uma dura derrota por 3 a 0 na altitude de Quito, o Palmeiras, em meio a um clima de união no Allianz Parque, conseguiu uma goleada por 4 a 0 e carimbou a vaga para a final.
A ESPN informou recentemente como Abel está em um momento “paz e amor” à frente do Palmeiras. O português tem desfrutado mais das vitórias, tem se mostrado mais calmo à beira do gramado e também tem tido uma ligação maior com elenco e torcida após os resultados positivos, principalmente no Allianz Parque.
A reportagem também informou recentemente como estão avançadas às negociações pela tão aguardada renovação de contrato entre Abel e Palmeiras até o final do mandato de Leila Pereira, em 2027. Existe, inclusive, a possibilidade de o português oficializar sua assinatura de vínculo antes mesmo da final da Libertadores.
É neste cenário que o Palmeiras volta a campo, no sábado (15), às 21h (de Brasília), para encarar o Santos, na Via Belmiro, em partida atrasada pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.