Seja Bem Vindo - 16/11/2025 04:42

Brasil prevê safra de 354,8 mi t de grãos, segundo a Conab

O Brasil deve produzir 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, segundo a segunda estimativa divulgada nesta quinta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume permanece estável em relação ao primeiro levantamento, mas a estatal alerta para a influência do clima em várias regiões produtoras.

A área total de plantio deve chegar a 84,4 milhões de hectares, aumento de 3,3% frente ao ciclo anterior. A produtividade média nacional está estimada em 4.203 quilos por hectare, projeção que ainda pode ser revista conforme o comportamento do clima ao longo da temporada.

Milho tem produção estimada em 138,8 milhões de toneladas. – Foto: Marcelo Souza

Adversidades em MT

Em Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, o plantio da soja avança em ritmo semelhante ao da safra passada, mas não nas condições ideais. De acordo com a Conab, a instabilidade climática registrada em outubro — especialmente a irregularidade das chuvas — prejudicou parte das áreas semeadas no início do mês. Algumas lavouras sentiram déficit hídrico, o que pode afetar a população de plantas por hectare.

O milho também segue em desenvolvimento no estado dentro da média histórica, mas ainda depende da regularização das chuvas para garantir melhor estabelecimento das áreas do primeiro ciclo.

Produção por cultura

Soja

A oleaginosa deve chegar a 177,6 milhões de toneladas em todo o país, com aumento de 3,6% na área plantada (49,1 milhões de hectares). Em estados como Goiás e Minas Gerais, a falta de chuva atrasou o avanço das máquinas, mas, em Mato Grosso, o ritmo segue dentro da média — apesar dos impactos iniciais do clima.

Milho

Somando as três safras, o milho tem produção estimada em 138,8 milhões de toneladas (queda de 1,6% em relação ao ciclo anterior). Na primeira safra, a área plantada sobe 7,1%, com expectativa de 25,9 milhões de toneladas.

Arroz

A produção deve alcançar 11,3 milhões de toneladas, redução de 11,5% motivada pela menor área semeada, principalmente no Rio Grande do Sul.

Feijão

A Conab prevê 3,1 milhões de toneladas, volume semelhante ao ciclo passado. A primeira safra deve ter queda de 7,3% na área plantada.

Trigo

A cultura de inverno deve atingir 7,7 milhões de toneladas. Embora o clima tenha favorecido parte das lavouras, a redução no uso de insumos comprometeu o potencial produtivo em algumas regiões.

Mercado

O consumo interno de milho pode chegar a 94,6 milhões de toneladas, impulsionado pela produção de etanol. As exportações devem alcançar 46,5 milhões de toneladas.

Para a soja, o Brasil pode exportar 112,1 milhões de toneladas, beneficiado pela menor oferta dos Estados Unidos e maior demanda mundial.

  1. Jacaré ‘esturrando’: imagem rara captura vibração sonora no Pantanal de MT

  2. Brasil vence Senegal por 2 a 0 em amistoso

  3. 2º dia do Enem 2025: professora ensina estratégias para bom desempenho

VEJA MAIS

imagem rara captura vibração sonora no Pantanal de MT

O fotógrafo de vida selvagem Dann Paiva registrou, em Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense, um…

Governador diz que MT “vive melhor momento de sua história”; “grandes investimentos”

O governador Mauro Mendes afirmou, hoje, que “Mato Grosso entrou para a Série A dos…