Seja Bem Vindo - 16/11/2025 21:02

  • Home
  • Polícia
  • Projeto “Doutores Palhaços” de MT será apresentado em exposição no Rio de Janeiro

Projeto “Doutores Palhaços” de MT será apresentado em exposição no Rio de Janeiro

O projeto Doutores Palhaços, da secretaria estadual de Saúde (SES), será apresentado na 1ª Mostra de Experiências em Humanização (HumanizaRIO 2025), que ocorrerá dos dias 17 a 19, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro. Desde 2023, o projeto capacitou mais de 100 profissionais em Mato Grosso, entre servidores, trabalhadores aposentados do SUS (Sistema Único de Saúde) e membros da comunidade, para levar humanização, leveza e escuta sensível para pacientes, profissionais e familiares.

“Será feito um relato da experiência ‘Palhaçaria Hospitalar – Doutores Palhaços MT’, sobre como a arte e o riso vêm transformando os ambientes hospitalares de Mato Grosso em espaços mais humanos, afetivos e cheios de vida”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

Segundo a gestora, as formações abordaram tanto aspectos técnicos da palhaçaria quanto dimensões éticas e emocionais, fortalecendo a sensibilização no cuidado. “As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes. Essa história dos ‘Doutores Palhaços’ atravessa fronteiras e inspira o SUS de todo o Brasil”, acrescentou.

O projeto será apresentado pela servidora Áurea Kelly Campos, conhecida pelo nome artístico de Eloá Pimenta. A mostra terá cerca de 70 trabalhos com o objetivo de valorizar e compartilhar iniciativas que promovem cuidado e gestão humanizada, acolhimento, escuta ativa, empatia, saúde do trabalhador e promoção da saúde em diferentes contextos institucionais e comunitários.

O projeto “Doutores Palhaços” capacita profissionais na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde, com o intuito de levar alegria e conforto aos pacientes, acompanhantes e servidores. As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

VEJA MAIS

rua ganha nome de servidor que morreu em acidente de trânsito

Wagner de Souza Pereira, servidor da Câmara Municipal de Campo Grande, morto em acidente de…

Rival da Globo arma plano para dominar o mercado da TV aberta com esportes

A disputa pelo domínio das transmissões esportivas no Brasil ganhou um novo e forte movimento.…

Biguá enfrenta peixe ‘blindado’ no Pantanal

A vida selvagem do Pantanal não dá intervalo. Enquanto embarcações circulam pelos rios à procura…