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Relatório do PME aponta avanços na educação de Vera, mas metas importantes precisam ser atingidas

A Prefeitura de Vera apresentou, em audiência pública, segunda-feria (17) à noite, o Relatório Final de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), referente ao período de 2023 e 2024.

O documento analisa o cumprimento das 14 metas e 128 estratégias previstas no plano decenal (2015-2025) e demonstra avanços significativos, embora ainda existam desafios a serem enfrentados. O encontro reuniu profissionais da educação, a vice-prefeita Dra Ana, secretários, vereadores, pais e representantes da comunidade.

Entre os resultados positivos, o município alcançou 100% de atendimento aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nos últimos dois anos. A educação do campo também registrou cobertura total, com transporte escolar garantido e atendimento local no Assentamento Alto Celeste para crianças de 4 a 9 anos.

Outro destaque é a qualificação docente: em 2024, 97,8% dos professores da educação básica possuem pós-graduação, aproximando o município da meta de 100%. A gestão democrática avançou com a regulamentação de critérios de mérito e desempenho para escolha de diretores, e o investimento público direto em educação superou a meta prevista, atingindo 16,72% em relação ao PIB per capita.

A secretária de Educação, Itauana de Castro, destacou o esforço coletivo para os avanços registrados. “A educação pública deve ser um compromisso de todos para a construção de um plano com ideias e metas atingíveis”, afirmou.

Apesar dos progressos, o relatório aponta metas que ainda não foram alcançadas, como o atendimento de 100% das crianças de 0 a 3 anos e a oferta de tempo integral para ao menos 50% das crianças de 4 e 5 anos. Também seguem pendentes a universalização do Ensino Médio para jovens de 15 a 17 anos, a garantia de permanência e êxito escolar para 85% dos alunos, além da oferta de vagas suficientes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — área em que o município aderiu ao programa estadual Mais MT Muxirum. Outro ponto crítico é a inexistência de ações consolidadas para implementação de cursos de Educação Profissional Técnica.

A Comissão Coordenadora concluiu que, embora Vera tenha avançado de forma consistente em diversas frentes, há metas que precisam de estratégias mais realistas e maior estrutura de financiamento.

O relatório recomenda que o próximo PME estabeleça objetivos exequíveis e priorize o fortalecimento da educação infantil e das escolas de tempo integral, garantindo expansão sustentável do atendimento.

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