Seja Bem Vindo - 19/11/2025 11:17

Em plena COP, Fávaro defende adiar novo Plano Clima

Diante das divergências que persistem entre os ministérios envolvidos, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reforçou ontem (18/11), na Conferência do Clima (COP30), sua posição contrária à divulgação do novo Plano Clima ainda durante o evento, que ocorre em Belém. O projeto será o guia da política climática brasileira até 2035.

  • Agro defende metodologia mais precisa para calcular impacto do setor no clima
  • Amazônia Legal deve lançar cartilha de regularização fundiária na COP 30

Na outra ponta, a ideia da gestão Lula, e de pastas como o Ministério do Meio Ambiente, é que o novo Plano Clima seja anunciado no encerramento da COP 30, de acordo com fontes presentes no evento.

“O Plano Clima é um projeto relevante que está em estágio avançado de debate com os arranjos produtivos. Não chegamos ainda a um consenso entre o setor produtivo e o governo, os ministérios envolvidos, mas também não há necessidade nenhuma de que seja anunciado dentro da COP”, afirmou Fávaro a jornalistas na Agrizone, área dedicada ao agronegócio na conferência climática.

O ministro acrescentou que é a favor de mais tempo para a construção das diretrizes para que quando, de fato, for anunciado, o plano seja factível para entrar em vigor. “Se não está pronto, não precisa anunciar o que não está pronto”, enfatizou.

No entanto, ele garantiu que já houve muitos avanços no projeto e “que não está longe” de se chegar a um consenso no governo.

A grande pauta levantada pelo Ministério da Agricultura na COP é a iniciativa Caminho Verde Brasil, que visa a recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade ao longo dos próximos dez anos. O Caminho Verde Brasil é novo nome do programa nacional de recuperação de pastagens degradadas, criado pela pasta em 2023.

Em paralelo, há o anúncio do Recuperação e Agricultura Resiliente e Sustentável (Raiz), uma iniciativa global liderada pelo Brasil para a recuperação de áreas degradadas, incluindo pastagens, por meio de financiamento e tecnologias.

O programa se alinha com o objetivo do Caminho Verde Brasil, e gerou tensões internas no ministério, segundo fontes. “O Raiz é um evento da FAO [Agência para Agricultura e Alimentação da ONU]. O Ministério da Agricultura participa demonstrando o modelo, o Caminho Verde, que já é um sucesso no nosso país e pode ser replicado por todo mundo”, disse Fávaro. Em eventos anteriores e na página oficial do ministério, o Raiz era citado como destaque da participação da Pasta na COP30.

Nos corredores da Agrizone, Fávaro também é alvo de críticas de membros do setor pela postura que tem adotado no evento, a chegada considerada tardia -— na segunda semana de debates — e com participação vista como limitada nas áreas onde acontecem as principais decisões da COP, a Blue Zone. O foco ficou na Agrizone.

Indagado pelo Valor sobre as críticas, o ministro ressaltou que não tinha nada a dizer sobre o assunto e ironizou os questionamentos do setor. “Não devia ter vindo?”, afirmou.

“A maioria dos líderes globais e ministros do mundo inteiro esteve aqui na semana passada. A segunda semana é, sobretudo, de discussões técnicas, e onde se chega a conclusões que virarão acordos. [O ministro da Agricultura brasileiro] chegar neste momento foi um tiro no pé”, afirmou uma fonte com trânsito na Blue Zone. Outros três membros do setor fizeram a mesma avaliação negativa da ação da Pasta.

A opção de Fávaro por seguir agenda no município de Tomé-Açu (PA) ontem também desagradou ao setor, pela ausência em eventos específicos da COP.

VEJA MAIS

Duas reportagens do Primeira Página vencem prêmio de jornalismo da Aprosoja-MT

O Primeira Página conquistou dois troféus no Prêmio Aprosoja de Jornalismo 2025, promovido pela Associação…

LeBron admite que ausência nos Lakers por lesão foi ‘mentalmente difícil’, mas aprova estreia com recorde na NBA

Dave McMenamin Fechar Dave McMenamin ESPN Staff Writer Lakers and NBA reporter for ESPN. Covered…

Câmara aprova projeto que institui teletrabalho na Prefeitura de Cuiabá

A Comissão de Previdência e Administração Pública da Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na manhã…