Seja Bem Vindo - 20/11/2025 17:15

Gabriela Tonhá no Agro de Primeira

“Sucessão é precisar ter sucesso grande”. No Agro de Primeira MT, Gabriela Tonhá, diretora administrativa e financeira da Estância Bahia Leilões, empresa com 34 anos de experiência na pecuária, ressalta a responsabilidade de dar continuidade à empresa familiar.

“Meu pai sempre dizia que a empresa era dele e que os filhos precisavam buscar seus caminhos próprios. Quando acabamos vindo pra empresa de vez, ele passou a cobrar que colaborássemos com inovações, com ideias”, disse Gabriela.

Depois de começar com atividades ligadas ao atendimento ao cliente, ela precisou migrar para o setor financeiro depois que a antiga colaboradora deixou a empresa.

“Eu não sabia a diferença de ted e doc. Mas fui aprendendo, fui montando minha equipe e está dando certo. Hoje a empresa tem escritórios em várias regiões do país e mais de 180 colaboradores”, afirma.

Gabriela Tonhá foi a convidada do Agro de Primeira MT.

Além de Gabriela, outros dois filhos do fundador estão na pecuária. Cada um em uma área distinta. Para ela, é um privilégio passar por essa sucessão tendo, ainda, o pai à frente dos negócios para compartilhar a experiência e o conhecimento dele.

“Ele fala que que ser um conselheiro apenas, mas acaba sendo muito mais que isso”, diz a administradora.

Valores

Não perder o braço forte da execução que veio do pai, mas trazer um olhar mais para conhecimento e desenvolvimento de pessoas, além de tecnologia para a pecuária estão entre os desafios da nova geração da empresa.

Hoje trabalham muito com indicadores, trouxeram programas de gestão, de treinamento. Desenvolveram um programa para valorizar a cultura, os valores que regem a empresa. “É importante você contratar pessoas que tenham afinidade com essa cultura, porque não conseguiremos estar tão próximos dos colaboradores o tempo todo”, aconselha.

A empresa trabalha com três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Isso, segundo a administradora, deixa tudo mais claro e aumenta o índice de retenção de funcionários na empresa.

Bíblia como presente

Gabriela também ressalta a importância da fé para a família e os negócios. A Bíblia é um brinde, um presente que distribuem para os clientes.

Segundo ela, independentemente da religião de cada um, seguir os ensinamentos religiosos traz a harmonia necessária para o bom andamento dos negócios. “A fé é acreditar que, nos dias difíceis, a dificuldade vai passar, é dar um apoio ao colaborador, ao pecuarista. São atitudes que a gente vive e acredita. E está dando certo, graças a Deus”.

Pecuária

Além da empresa de leilões, a família tem propriedades para desenvolver atividades com pecuária e agricultura e um braço para a compra e venda de propriedades rurais.

VEJA MAIS

Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol

Divulgação/Agência SP No geral, 772 suspeitas foram descartadas. Divulgação/Agência SP No geral, 772 suspeitas foram…

Briga em conveniência termina em tentativa de homicídio em Mato Grosso

Policiais militares prenderam em flagrante, essa madrugada, um homem suspeito de tentativa de homicídio em…