Seja Bem Vindo - 05/02/2026 22:22

‘o salto do ovo’ é destaque na edição de fevereiro da Globo Rural

A edição de fevereiro da revista Globo Rural tem como grande destaque “a proteína de três recordes”, o ovo, alimento que bateu recordes de produção, exportações e consumo em 2025. Pequeno, barato e de aparência modesta, o ovo compõe uma cadeia complexa, que atrai grandes empresas e sustenta milhares de famílias no interior do país. A reportagem foi escrita por Eliane Silva.

Outro destaque é o milho, em reportagem de Carolina Mainardes. O aumento da demanda pelo grão puxou a expansão das lavouras paranaenses, que têm crescido, em parte, com a ocupação de áreas antes destinadas a feijão e trigo.

Outra reportagem, escrita por Paulo Santos, imerge o leitor ao setor da caprinocultura. Em Cabaceiras (PB), local de filmagem de grandes produções do cinema brasileiro, inovações geram uma pequena revolução no artesanato feito com o couro de bode.

Ainda em agricultura, Cleyton Vilarino fala sobre o algodão. A espécie arbórea, que um dia predominou em lavouras do sertão, ganha novos usos em sistemas agroflorestais.

O último tema especial, girassol, ficou por conta da repórter Cibelle Bouças. Com bons resultados no campo e nas contas, produtores goianos intensificam a aposta no cultivo. Desde a safra 2020/21, a cultura tem tido uma expansão contínua.

Leia sobre a edição anterior

Na entrevista do mês, a Globo Rural foi até Almir Sater, em Londrina (PR), pouco antes de o cantor se apresentar em um projeto do Sesc Paraná, seu último compromisso na agenda antes de voltar à rotina em sua fazenda no Pantanal Nas horas vagas da vida musical, ele também se dedica ao campo. “Sou feliz porque sou um homem da terra”, pontuou ao repórter Wilhan Santin.

Almir Sater — Foto: Luciano Pascoal

Na seção #TôNaGR, a estagiária Vitória Pitanga conta a história de Henrique de Barros Galhardo, um jovem paulistano que aos 17 anos fundou, em parceria com seu professor de biologia Ricardo Junqueira e o amigo Giovanni Del Chiaro, a BoviChain, uma startup que combina diferentes tecnologias para facilitar o processo de rastreabilidade do rebanho.

Henrique de Barros Galhardo, CEO da BoviChain — Foto: Divulgação
Henrique de Barros Galhardo, CEO da BoviChain — Foto: Divulgação

VEJA MAIS

Globo coloca um segundo Sincerão na semana para tocar fogo no jogo

A dinâmica do BBB 26 vai esquentar ainda com a introdução do “Duelo de Risco”, uma…

Vasco leva gol no fim, empata com a Chapecoense e vê torcida pedir saída de Diniz após tropeço no Brasileirão

O Vasco segue sem saber o que é vencer no Brasileirão. E nesta quinta-feira (5),…

BrasilAgro voltou ao lucro no segundo trimestre

No comunicado com os resultados, a companhia informou que colheu cerca de 1,741 milhão de…