Seja Bem Vindo - 05/02/2026 23:55

Preço do suíno vivo despencou em janeiro com fraca demanda pela carne

Depois de atravessarem o último trimestre de 2025 em estabilidade, os preços do suíno vivo apresentaram forte queda em janeiro, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em São Paulo, a cotação teve média de R$ 8,24 o quilo no mês passado, baixa de 6,9% frente à de dezembro. Trata-se da queda mais intensa no preço do suíno vivo desde janeiro de 2025 (em valores reais), quando o animal registrou forte desvalorização de 13,3% frente a dezembro de 2024.

A pressão sobre as cotações veio sobretudo do desaquecimento das demandas interna e externa. Pesquisadores do Cepea ressaltam que esse movimento de baixa já é tipicamente observado em janeiro, quando a demanda doméstica costuma diminuir, por conta dos maiores gastos no período.

Neste ano, verificou-se também retração da demanda externa, o que reforçou as quedas de preços. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a média de embarques na parcial de janeiro foi de 4,9 mil toneladas, contra 5,4 mil toneladas em dezembro.

Do lado da oferta, o Cepea indica que os abates em janeiro estiveram em ritmo similar ao observado em dezembro, o que, somado à demanda retraída, acabou resultando em forte desequilíbrio entre disponibilidade e procura em janeiro.

VEJA MAIS

Instituto oferece treinamento de comunicação no agro

Batizada de Vozes da Transição, a iniciativa busca transformar conhecimento técnico em mensagens claras, criativas…

Giro MT Notícias® – Polícia Civil prende mulher por adquirir medicamento proibido no país

Ela foi presa logo após pegar o produto que recebeu pelo Correio A Polícia Civil…

Jonas conquista a liderança e toma decisão inusitada ao montar o VIP

Jonas Sulzbach se tornou o novo líder do BBB 26 e, após conquistar a liderança, tomou…