Seja Bem Vindo - 05/02/2026 22:24

Manejo e insumos impulsionam produtividade do café em MT

A produtividade do café em Mato Grosso deve crescer na safra 2026, segundo o 1º Levantamento de Café (Safra 2026), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com crescimento de 7,2% em relação à safra anterior, a produção deve ser impulsionada pelo aumento do uso de fertilizantes, pela expansão da área em produção e pelo avanço de lavouras com material genético mais produtivo.

Ainda de acordo com o Conab, a produção estadual está estimada em 298,7 mil sacas beneficiadas. O desempenho está associado à elevação da produtividade média, que deve alcançar 25 sacas por hectare, alta de 6,1% na comparação anual, além de um leve aumento da área em produção, que passa de 11.825 hectares para 11.940 hectares.

De acordo com o boletim, o avanço nos indicadores ocorre pela combinação da expansão das lavouras produtivas, pelo maior emprego de fertilizantes e pela ampliação da produção em cafezais clonais, que apresentam maior potencial produtivo e eficiência no campo.

Produtividade brasileira do café deve subir 12,4% na Safra de 2026 – Foto: Conab

Os cafezais clonais estão ligados a mudas geneticamente selecionadas para garantir maior produtividade e uniformidade das lavouras. Segundo o boletim, esse modelo tem contribuído para elevar o rendimento por hectare, especialmente quando combinado com manejo mais intensivo, reforçando a tendência de crescimento da cafeicultura no estado.

Cenário no Centro-Oeste

No recorte regional do Centro-Oeste, Mato Grosso contribui para o crescimento da produção total, acompanhando a tendência de incremento de produtividade observada na região, onde a média passou de 28,4 para 30,7 sacas por hectare entre as safras 2025 e 2026.

Goiás deve registrar um crescimento de 17,5% na produção de café na safra 2026. O avanço é atribuído, principalmente, ao aumento de 8,1% na área em produção, com a entrada de novas lavouras em fase produtiva, e ao efeito da bienalidade positiva, fenômeno natural do cafeeiro que alterna anos de menor e maior produtividade.

A estimativa integra o primeiro levantamento da safra brasileira de café 2026, elaborado pela Conab, que aponta um cenário de recuperação e crescimento da produção nacional, influenciado por condições climáticas mais favoráveis e maior adoção de tecnologias e insumos no manejo das lavouras.

  1. Mato Grosso é o 3º no ranking de recuperações judiciais no agro

  2. Café lidera alta da cesta básica em 2025 e deve seguir caro em 2026, diz Abic

  3. Governo institui comissão para degustação de café servido no Palácio Paiaguás

VEJA MAIS

Globo coloca um segundo Sincerão na semana para tocar fogo no jogo

A dinâmica do BBB 26 vai esquentar ainda com a introdução do “Duelo de Risco”, uma…

Vasco leva gol no fim, empata com a Chapecoense e vê torcida pedir saída de Diniz após tropeço no Brasileirão

O Vasco segue sem saber o que é vencer no Brasileirão. E nesta quinta-feira (5),…

BrasilAgro voltou ao lucro no segundo trimestre

No comunicado com os resultados, a companhia informou que colheu cerca de 1,741 milhão de…