Seja Bem Vindo - 03/11/2025 05:50

  • Home
  • Polícia
  • Ager e Aneel fiscalizam fornecimento de energia elétrica em comunidades indígenas de MT

Ager e Aneel fiscalizam fornecimento de energia elétrica em comunidades indígenas de MT

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizou entre os últimos dias 27 e 31. uma ação de fiscalização em comunidades indígenas do Território do Xingu (a 1.031 km de Cuiabá). O objetivo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado, a Energisa Mato Grosso.

A atividade integra o escopo do programa Luz para Todos, iniciativa do Governo Federal que visa universalizar o acesso à energia elétrica no meio rural e em regiões remotas da Amazônia Legal.

A operação contou com a presença de analistas reguladores da Ager e especialistas em regulação da ANEEL, que inspecionaram em duas comunidades indígenas as condições das instalações e sistemas de geração de energia elétrica.

A fiscalização foi motivada por reclamações apresentadas pelos povos xinguanos à Agência Nacional, que relataram dificuldades e falhas na implementação do programa Luz para Todos na região. As lideranças indígenas formalizaram suas demandas por meio de uma carta entregue à agência, que expõe os principais desafios enfrentados pelas comunidades no acesso à energia elétrica.

Em resposta, a Ager instaurou processo fiscalizatório, realizou reuniões com a concessionária Energisa e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além disso solicitou dados e informações detalhadas sobre a execução do programa nas aldeias da região.

Segundo o superintendente regulador de Energia em exercício da Ager, Raphael Jouan Raymundo da Silva, a etapa presencial foi uma oportunidade única “de escutar as reclamações das comunidades locais, com vistas a entender a situação para dar um melhor encaminhamento, respeitando as tradições e cultura indígenas”, destacou.

A fiscalização segue em andamento, e os resultados das vistorias serão consolidados em relatório técnico, que subsidiará as próximas etapas do processo regulatório.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

VEJA MAIS

Inteligência Artificial sem conectividade não vai transformar o campo

Além da barreira da conexão, a falta de pessoas que saiba gerenciar uma inteligência artificial…

Quem Ancelotti foi monitorar em Vasco x São Paulo no ‘último jogo’ antes de convocação da seleção

Vasco e São Paulo duelaram em São Januário, no domingo (2), pela 31ª rodada do…

Ex-Globo esquece aposentadoria para narrar a Copa do Mundo 2026

O narrador mais icônico da televisão brasileira está de volta! Galvão Bueno surpreendeu o público…