A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) lançou o Sigater, novo aplicativo que moderniza o gerenciamento da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Mato Grosso do Sul. A plataforma foi apresentada durante a abertura do 2º TecLeite-MS, em Glória de Dourados.
O aplicativo vai integrar e facilitar o registro das ações realizadas pelos técnicos da Agraer em todo o Estado. O sistema permite organizar e padronizar as informações sobre o atendimento aos produtores rurais, registrar visitas técnicas, elaborar projetos, emitir relatórios e acompanhar resultados.
Esse sistema também estará integrado ao MS Digital, permitindo que produtores rurais solicitem atendimento diretamente pelo celular. As mensagens enviadas pelo app chegam automaticamente aos técnicos da Agraer como alertas dentro do sistema, o que facilita o encaminhamento e o agendamento das demandas.
A plataforma Sigater trará benefícios diretos para agricultores familiares e servidores, segundo o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Arnaldo Santiago.
“O sistema trará melhor acompanhamento técnico, maior eficiência na execução das políticas públicas e mais facilidade na comprovação das ações e resultados obtidos junto à Agraer”, explicou.
O novo aplicativo funciona de forma online e integrada, permitindo que unidades locais, regionais e a administração central acessem os dados em tempo real.
Com o Sigater, os atendimentos podem ser realizados diretamente em campo pelo aplicativo, mesmo sem internet. “O uso do papel será eliminado, e o sistema sincroniza automaticamente com a versão web assim que o celular estiver online”, afirmou.
Segundo Cynthia Roberti Lima, gerente de Tecnologia da Informação da Agraer, o Sigater aumenta a capacidade de integração e registro das atividades.
“É possível cadastrar os beneficiários, registrar os atendimentos, incluir organizações sociais rurais e projetos de crédito. Também é possível registrar indicadores das propriedades para acompanhar a evolução da produção ao longo dos anos”, destacou.
De acordo com a Agraer, na transição entre os sistemas, nenhuma informação foi perdida e todos os dados do ATER-MS foram migrados para o Sigater.
O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou a importância do novo sistema durante o evento 2º TecLeite-MS.
Ele afirmou que o Sigater representa um avanço na forma como o Estado oferece assistência técnica aos produtores. “Agora, cada atendimento prestado pelos técnicos da Agraer será registrado e monitorado, permitindo avaliar quantas ordens foram emitidas e em quais áreas houve apoio técnico efetivo”, afirmou.
Segundo Verruck, o objetivo é tornar a assistência técnica mais próxima e acessível. “O novo sistema permitirá ao produtor da agricultura familiar marcar e solicitar uma consulta técnica, online ou presencial, diretamente pelo aplicativo. Assim, a Agraer amplia sua capacidade de atendimento e estabelece uma relação mais direta com o produtor”, concluiu.