Seja Bem Vindo - 24/10/2025 02:39

Blindagem chega aos carros mais baratos no Brasil

Cada vez mais os motoristas têm recorrido à blindagem de veículos para tentar escapar da violência nas ruas. Em 10 anos, a procura por esse tipo de serviço praticamente triplicou. Houve queda em alguns anos, principalmente durante a pandemia, mas depois as vendas voltaram a subir e bateu recorde em 2023.

No ano passado, o Brasil registrou um recorde de 29.296 veículos blindados, um aumento de 13% em relação a 2022, segundo a Associação Brasileira de Blindagem (ABRABLIN).

O estado de São Paulo lidera esse mercado, com 85% do total de blindagens no país. Depois vem o Rio de Janeiro (6,6%), Ceará (3,5%), Pernambuco (2,3%) e Rio Grande do Sul (1,5%).

Dependendo do material utilizado, a blindagem sobe de preço. Em média, vai de R$ 60 a 150 mil. As blindagens mais caras aguentam até tiro de fuzil.

O que tem chamado a atenção é que a blindagem de veículos vem se popularizando. Carros menos luxuosos também estão ganhando essa capa de proteção.

A sensação de insegurança nas grandes cidades fez o Brasil bater mais um recorde na venda de carros blindados e ampliar o perfil dos clientes. Se antes esse tipo de produto era adquirido quase exclusivamente para os carrões de luxo, hoje a blindagem tem sido instalada também em carros mais “convencionais”.

Todo o material usado na blindagem é controlado pelo Exército brasileiro. As empresas que atuam com este tipo de produto devem ter o certificado de registro e as fabricantes também devem se submeter a testes balísticos.



VEJA MAIS

Prefeito de Corumbá exonera Secretário de Governo preso em operação

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, exonerou o secretário municipal de Governo e…

ZPE de Cáceres poderá processar commodities de MT

O presidente da Associação Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Helson Braga, afirmou que…

Susto no ar! ‘Avião cai’ ao vivo enquanto repórter da Globo realiza entrevista

Durante uma transmissão ao vivo, um momento de pânico tomou conta da tela da Globo…