Seja Bem Vindo - 21/10/2025 04:10

Cadastro de propriedades rurais passa a ser feito de forma digital em MT

O Cadastro Ambiental Rural Digital (CAR Digital) foi lançado nesta quarta-feira (4) pelo Governo de Mato Grosso. A ferramenta promete otimizar os pedidos de licenciamento ambiental para as propriedades rurais do estado.

Para ter CAR Digital, produtores deverão comprovar que realizam compensação ambiental — Foto: Arquivo TG

Segundo o governo, cerca de 54 municípios mato-grossenses compõem a base de dados, ainda faltam 66 municípios a serem cadastrados.

Todos as cidades terão que passar pela análise automatizada. Cerca de 30% das áreas já foram identificados em assentamentos rurais. Para estes, a informação terá que ser repassada pelo Intermat ou pelo Incra. Já as terras indígenas têm limitações legais e os dados serão fornecidos por decisão judicial.

Atualmente, existem cerca de 14 mil cadastros ativos no estado, que representam 20% de toda a área passível de regularização. No entanto, com o CAR Digital, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA-MT), informou que pretende chegar a 70% ainda em 2025.

O primeiro CAR digital foi entregue ao produtor Aldo Marcos da Silva, ele é dono de uma propriedade que cultiva batata doce, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

De acordo com a Sema, o principal desafio foi desburocratizar o processo de validação e dar mais agilidade aos credenciamentos. O objetivo do cadastro é alcançar a restauração de até 420 mil hectares pelo estado.

“Essa mudança acaba trazendo a pescrição do pagamento da multa, mas isso não inibe e nem altera a obrigação de recuperar o dano e corrigir a sanção. Ao longo do tempo, essa decisão vai orientar para que não haja infratores ambientais”, explicou Mauren lazzaretti, secretária de meio ambiente de Mto Grosso.

Durante o evento, foi afirmado que o produtor que não aderir ao CAR Digital terá dificuldade para acessar crédito. Ao aderir ao cadastro ambiental rural, os produtores deverão comprovar que realizam a compensação ambiental, conforme o Código Florestal Brasileiro.

O que é a compensação ambiental?

A compensação ambiental visa equilibrar os impactos ambientais de projetos e atividades, especialmente no âmbito do licenciamento ambiental e pode ser realizada através de medidas, como: 

  • Restauração e recuperação de áreas degradadas;
  • Aquisição de Cotas de Reserva Ambiental (CRA): cotas que representam áreas com vegetação nativa e podem ser utilizadas para compensar a Reserva Legal de outra propriedade;
  • Arrendamento de áreas sob regime de servidão ambiental ou Reserva Legal: aluguel de áreas para que sejam mantidas com vegetação nativa e sirvam como compensação;
  • Doação de áreas ao poder público: doação de áreas para Unidades de Conservação de domínio público;
  • Investimentos em projetos de conservação: apoiando a implantação ou manutenção de unidades de conservação.

VEJA MAIS

Giro MT Notícias® – Perícia de imagem foi decisiva para identificar golpista em fraude contra aposentados

Trabalho da Gerência de Perícias em Vestígios de Impressões de Pele identificou a impressão digital…

O trio ‘brasileiro’ que Atlético-MG encara para ir à final da Sul-Americana e o que assistir no Disney+

Em busca de uma vaga na decisão da CONMEBOL Sul-Americana, o Atlético-MG enfrenta o Independiente…

Reunião sobre o ISSQN da Construção Civil será terça-feira na Câmara de Sinop

A Prefeitura de Sinop, em parceria com a Câmara Municipal, promove nesta terça-feira (21), às…