Um vídeo publicado pela estudante de medicina Rhaisa Baranhuk nas redes sociais provocou indignação em Cuiabá ao flagrar o momento em que dois cães, conduzidos por um idoso, se soltam das guias e atacam gatos de rua no bairro Santa Rosa. As imagens mostram o tutor caminhando com os animais instantes antes de eles fugirem do controle e avançarem sobre os felinos. Um deles foi morto.
Segundo a estudante, o primeiro ataque ocorreu em frente à casa onde um dos gatos costuma receber cuidados de moradores. O felino conseguiu escapar ao se esconder sob um carro. No entanto, instantes depois, em outra esquina, um segundo gato não teve a mesma sorte.
No vídeo gravado por câmeras de segurança, é possível ver um dos cães avançando contra o animal, que já não consegue reagir. A estudante narra, visivelmente abalada, que o cão matou o gato, enquanto o tutor não conseguiu controlar a situação.
Rhaisa afirma ainda que, na região, há aproximadamente dez gatos de rua, o que intensifica o risco de novos ataques. Nas imagens, os cães parecem continuar buscando outros animais, enquanto o tutor se mostra incapaz de contê-los.
A estudante questiona a falta de medidas de segurança “Se o dono tem esses cachorros e sabe que são agressivos com gatos, por que não passeia com focinheira?”.
Em 2022, a Assembleia Legislativa derrubou a obrigatoriedade do uso de focinheira prevista na Lei Estadual nº 11.072/2020, que exigia guia curta e focinheira para cães de porte médio a gigante em locais públicos. Com a mudança, a exigência passou a ser apenas de coleira e guia, mantendo a obrigatoriedade de condução por maiores de 18 anos, enquanto o uso da focinheira se tornou opcional.
-
Passageira é presa com drogas escondidas em caixa de som em ônibus de MT; vídeo
-
Cadela Pandora enfrenta tumor e tutora busca ajuda para manter filhotes vivos
-
Polícia encontra 21 kg de drogas escondidos em sabão e micro-ondas