O campeão do Rally dos Sertões e do Sertões Series Tocantins, Flávio Lunardi, carrega no currículo títulos importantes do off-road brasileiro, e, segundo ele, tudo começou ainda na infância, no interior de Mato Grosso.
Atualmente morando em Joinville (SC), Flávio mantém laços antigos com o estado. Seu pai, pecuarista, comprou a primeira fazenda em Mato Grosso no início dos anos 1980. Flávio Lunardi foi o entrevistado da semana do podcast Põe na Conta.
“Se não me engano, foi em 1982 que ele comprou a primeira propriedade aqui. Desde lá tenho um pé em Mato Grosso e um pé em Santa Catarina, sempre assim”, contou.
Foi nessa fazenda que ele teve o primeiro contato com veículos e de um jeito nada convencional.
“Acho que comecei a dirigir roubando as caminhonetes do meu pai. Quando ele dava uma saída, eu pegava a chave e ia andar”, lembra, rindo.
A ligação com o volante começou cedo. “Meu primeiro contato com um carro foi com cinco anos de idade. Com seis eu andava no colo do meu pai dirigindo: ele acelerava e eu ficava no volante”, disse.
Diferente de pilotos que se formam nas pistas, Lunardi descobriu a vocação na terra, longe do asfalto.
“Não sou muito da pista, não gosto de traçado. A vida na fazenda me levou para o rali. No rali, você só descobre o que vai enfrentar meia hora antes da largada, quando o navegador recebe a planilha”, explica. Veja trecho da entrevista abaixo:
Pontes, cercas, riachos e terreno desconhecido, tudo isso, para ele, remete ao lugar onde aprendeu a dirigir.
“Com certeza, a paixão pelo esporte veio da convivência com o Mato Grosso. Quando aprendi a dirigir, foi no mato.”
A entrevista completa pode ser assistida abaixo: