Seja Bem Vindo - 14/11/2025 01:08

China x EUA pode beneficiar Brasil na venda da soja

O consultor em commodities Ismael Menezes, em entrevista ao podcast Agro de Primeira MT, disse que a falta de divulgação de informações sobre o mercado de soja dos Estados Unidos transformou o mercado num “vôo cego”.

“O preço da soja é definido por paridade com a exportação. O fiel da balança será os Estados Unidos”, diz.

Os norte-americanos fizeram um acordo com a China para a venda de 12 milhões de toneladas do grão. Isso levou a um movimento de alta que, segundo o consultor, causou estranheza.

Imagem gerada por IA.

“O departamento de agricultura dos Estados Unidos não vem divulgando os relatórios sobre a safra de soja, então, estamos no voo cego. O que sabemos é que os norte-americanos colheram 90% da safra e o que as exportações para a China estão 10, 12 milhões abaixo do ano anterior. Se vão comprar 12 milhões agora, isso seria um zero a zero, não há justificativa para a alta, pelo contrário, deveria ser um movimento de baixa”, analisa.

Cautela com a soja

Por isso, ele prega cautela. E completa.

“O mercado está num movimento de alta sob a percepção da bolsa de Chicago nos últimos dias, mas os prêmios de exportação vêm caindo. Se o clima for favorável, se tivermos o retorno das publicações semanais pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos, talvez o mercado possa olhar e ver um potencial muito grande na América do Sul. O Brasil pode ter uma safra acima de 180 milhões de toneladas. Como a China não está comprando de forma tão acentuada, isso pode vir ao mercado e influenciar o preço. Por isso, faça gestão de risco e aproveita movimentos de alta”, finaliza.

Veja a íntegra do podcast com a análise de Ismael Menezes sobre o mercado de commodities aqui.

VEJA MAIS

saiba os documentos que atletas PCD precisam apresentar na inscrição

As inscrições presenciais para atletas PCD (pessoas com deficiência) da Corrida de Reis 2026 terminam…

Vendaval derruba arquibancada e interrompe treino da Stock Car em Cuiabá

ReporterMt O caso aconteceu na noite de hoje (13), em Cuiabá ReporterMt O caso aconteceu…

Loja terá de custear cirurgia de motorista acidentado ao descarregar caminhão em Mato Grosso

A Justiça do Trabalho determinou que uma empresa do ramo de materiais de construção arque,…