Seja Bem Vindo - 24/10/2025 18:42

  • Home
  • Polícia
  • Com presença de Alckmin, governo de MT inaugura Zona de Processamento de Exportação

Com presença de Alckmin, governo de MT inaugura Zona de Processamento de Exportação

O governo de Mato Grosso inaugurou, hoje a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, uma área industrial de livre comércio destinada à instalação de empresas exportadoras. A cerimônia contou com a presidente do governador Mauro Mendes e do presidente em exercício Geraldo Alckmin. Com investimento de R$ 51,3 milhões do governo estadual, realizados por meio da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a ZPE oferece regimes tributário, administrativo e cambial diferenciados, ampliando a competitividade das indústrias e estimulando a geração de empregos e renda. 

O governador Mauro Mendes destacou que a inauguração representa a concretização de um sonho antigo e reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional. “Ao longo de 30 anos, muitos atores fizeram aquilo que puderam fazer, mas coube ao Estado fazer o investimento necessário para tornar esse sonho realidade. Estamos presenciando um fato histórico para Mato Grosso. Tínhamos o eixo do desenvolvimento centralizado pela BR-163, e a ZPE vai ser um símbolo de uma nova etapa de crescimento e industrialização não só para Cáceres, mas toda a região oeste do Estado”, afirmou.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que a ZPE tem papel fundamental para impulsionar o comércio exterior e o crescimento econômico do país. “A ZPE estimula as exportações. O comércio exterior é essencial para o Brasil poder crescer. Ficamos muito felizes em ver que aqui já há uma indústria instalada e que outras virão, trazendo emprego e renda para a população”, declarou.

O espaço conta com 247 hectares, divididos em cinco módulos e 341 lotes industriais, além de recinto aduaneiro, área administrativa, armazéns e sistemas modernos de controle. O alfandegamento foi aprovado pela Receita Federal em março de 2024, viabilizando o início das operações.

Criada em 1990 por decreto presidencial, a ZPE ficou paralisada por mais de 30 anos devido a pendências legais e financeiras envolvendo a empresa administradora AZPEC S/A e à falta de infraestrutura física adequada. Desde 2019, o Governo de Mato Grosso iniciou um processo de regularização jurídica, contábil e administrativa, concluído em 2023, o que possibilitou a retomada e conclusão das obras.

Também participaram da solenidade a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, e demais autoridades e lideranças.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

VEJA MAIS

Farmacêutico é flagrado fazendo lipoaspiração em clínica odontológica em MT

Um farmacêutico foi autuado em flagrante após ser flagrado realizando procedimentos cirúrgicos estéticos, incluindo lipoaspiração,…

ciclista de MS pedala 1.000 km em cinco dias

O ciclista amador Harlan Aparecido de Oliveira, conhecido como Alemão, superou um desafio impressionante ao…

plantio da safra 25/26 alcança 30,9% da área estimada em MS

O plantio da safra de soja 2025/2026 em Mato Grosso do Sul alcançou 30,9% da…