Gonzalo Plata, atacante do Flamengo, foi punido com duas partidas de suspensão pela CONMEBOL. A notificação foi enviada pela entidade ao time carioca nas últimas horas. A informação foi trazida pelo GE e confirmada pela ESPN. Não cabe recurso para este tipo de decisão.
Além do gancho das partidas, Plata ainda recebeu uma multa de US$ 4 mil, cerca de R$ 21,9 mil. O valor será debitado dos direitos de transmissão e patrocínio da entidade ao Flamengo. Caso o Rubro-Negro venha a ser campeão da competição, o equatoriano carregará o gancho para a partida de ida da Recopa de 2026.
Plata havia sido expulso na partida de volta da semifinal da Libertadores, no empate em 0 a 0 do Rubro-Negro com o Racing, da Argentina. Com isso, Plata já cumpriria suspensão automática na grande final da competição, diante do Palmeiras, em Lima, no Peru, no dia 29, às 18h (de Brasília), com transmissão do Disney+.
Além da expulsão na semifinal da Libertadores, Plata também recebeu um cartão vermelho no empate em 2 a 2 com o São Paulo, alguns dias depois, pelo Campeonato Brasileiro, o que gerou irritação por parte do Flamengo. Na época, a ESPN informou a respeito de uma punição do time carioca ao equatoriano.
Além de uma multa salarial, Plata teria uma reunião com José Boto, nome forte do futebol do Flamengo. Por outro lado, a reportagem também procurou entender o lado do atleta, que tem visto o futebol brasileiro como “muito competitivo” e que, por vezes, acabava passando do ponto.