Seja Bem Vindo - 21/11/2025 10:57

  • Home
  • Política
  • Donald Trump retira tarifaço sobre produtos brasileiros

Donald Trump retira tarifaço sobre produtos brasileiros

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (21) a retirada da tarifa de 40% sobre carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos brasileiros. No comunicado, Trump informou que a suspensão do tarifaço é resultado das negociações com o governo brasileiro, intensificadas após seu encontro com Lula (PT) no início de outubro.

Carne é um dos produtos beneficiados com a retirada do tarifaço. (Foto: MAPA/Istock)

“Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento.”

Donald Trump.

O presidente dos EUA acrescentou:

“Também recebi informações e recomendações adicionais de diversos funcionários […] Em sua opinião, certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional […] porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil.”

Donald Trump.

Entenda

Conforme o G1, mais de 200 itens foram incluídos na lista de exceções ao tarifaço aplicado ao Brasil. A decisão vale para produtos que entraram nos Estados Unidos a partir de 13 de novembro, mesma data da reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que trataram do tema das tarifas.

Na semana passada, o governo Trump já havia reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios — incluindo café, carne, açaí e manga — aplicadas a diversos países. No caso específico do Brasil, as taxas haviam caído de 50% para 40%. A decisão anunciada hoje se aplica exclusivamente ao país.

Na prática, as tarifas sobre produtos brasileiros como café e carne retornam aos patamares anteriores ao tarifaço imposto por Trump como represália à postura do governo brasileiro diante da condenação de Jair Bolsonaro. O tarifaço teve o endosso do deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que encabeçou uma campanha de apoio à sobretaxação dos produtos do próprio país.

Entre os produtos que tiveram a tarifa de 40% retirada estão:

  • café;
  • carne bovina;
  • açaí;
  • cacau;
  • tomate;
  • coco;
  • castanha de caju;
  • chá;
  • especiarias, como pimenta, baunilha, cravo e noz-moscada.

O Itamaraty brasileiro comemorou a retirada das tarifas, ressaltando que a medida representa um avanço importante.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, disse que a ordem de Trump é uma “excelente notícia” para o Brasil, que agora volta a ter acesso competitivo ao mercado dos EUA, “apoiando assim a estabilização de preços para alguns produtos”, ainda segundo o G1.



VEJA MAIS

Festa Italiana encerra atividades no ano do grupo da Melhor Idade em Vera

As atividades do grupo da Melhor Idade em Vera foram encerradas com chave de ouro…

GP de Las Vegas da Fórmula 1: onde assistir ao vivo, data, horário, classificação e tudo sobre a corrida

O GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, será disputado neste domingo (23), às 01h…

Donald Trump retira tarifaço sobre produtos brasileiros

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (21) a retirada da tarifa de…