Na reedição da final da última temporada da NBA, o Oklahoma City Thunder mostrou o porquê é o atual campeão da NBA e venceu o Indiana Pacers por 135 x 141. Assim como na estreia contra o Houston Rockets, OKC precisou de duas prorrogações para conseguir a vitória, sendo a primeira equipe na história da liga a jogar quatro tempos extras nas duas primeiras partidas. O grande destaque foi Shai Gilgeous-Alexander, que anotou 55 pontos e estabeleu um novo recorde na carreira.
Foi a estreia do Indiana Pacers na temporada, enquanto o Thunder já estava no segundo compromisso. Ambos os tiveram uma série de desfalques para a partida. Os Pacers não contaram com T.J. McConnell, Quenton Jackson e o calouro Kam Jones, além de Tyrese Haliburton, fora da temporada após a lesão durante as finais. Já OKC não teve Jalen Williams, Kenrich Williams, Topic, Caruso e Cason Wallace. A partida ainda foi marcada por muitas faltas e ejeções, diminuindo ainda mais as possibilidades dos treinadores nos minutos finais.
Sem Haliburton, a armação dos Pacers ficou a cargo de Andrew Nembhard. O canadense de 26 anos centralizou as ações da equipe nas primeiras posses, mas sem tanto sucesso. Do outro lado, porém, o Thunder também teve dificuldade em pontuar nos minutos iniciais. Aos poucos os ataques foram se soltando, mesmo com as inúmeras faltas marcadas de ambos os lados. Mas conforme os elencos foram rodando, Siakam passou a se destacar. O ala-pivô de Indiana anotou 11 pontos na parcial, sendo a principal peça ofensiva da equipe, que se manteve na liderança.
No segundo período OKC começou a acertar os arremessos do perímetro, e as equipes passaram a alternar a liderança do placar, ainda que com baixo volume de arremessos. Quando o Thunder abriu cinco pontos de frente, Rick Carlisle pediu tempo para reorganizar o ataque. Mas o aproveitamento seguiu baixo, tanto contra a defesa homem a homem, tanto contra a por zona de Oklahoma. O jogo seguiu com muitas faltas, o que travou o ritmo das equipes, que privilegiam um estilo de maior velocidade. No último minuto, o treinador dos Pacers ficou muito irritado com a arbitragem, mesmo após receber uma falta técnica, e seguiu reclamando até a ida aos vestiários.
Na volta do intervalo, porém, o jogo finalmente ficou mais rápido. Os dois times conseguiram correr a quadra, tal qual nas finais, aumentando também o placar num ritmo maior. O Thunder concentrou as ações sobre Shai e Ajay Mitchell, enquanto os Pacers tiveram bom aproveitamento do perímetro na segunda metade do quarto, emplacando uma sequência de 12 x 2, retomando o equilíbrio da partida. Por outro lado, a equipe perdeu Andrew Nembhard, com uma lesão no ombro.
O último período foi o mais disputado da partida. Siakam e Shai calibraram os arremessos longos, não deixando o adversário abrir vantagens maiores que uma posse. Depois, quem chamou a responsabilidade dos Pacers foi Mathurin, autor de 15 pontos na parcial. O ala-armador pontuou de todos os locais da quadra e foi o grande responsável por manter Indiana na liderança em boa parte do quarto. Mas na reta final OKC conseguiu passar à frente mais uma vez, e as equipes trocaram de liderança mais algumas vezes. Restando 13 segundos, o Thunder abriu dois pontos de frente, com lance livre de Shai. Na posse seguinte, Siakam empatou o jogo, restando seis segundos. SGA tentou decidir com uma bola do perímetro, mas sem sucesso, e a partida foi para a prorrogação.
O tempo extra voltou a ser travado, com muitas faltas nos minutos iniciais. Os Pacers até conseguiram abrir cinco pontos de frente, mas Shai conseguiu empatar o jogo no último minuto. Com 33 segundos no cronômetro, Indiana teve a chance de retomar a liderança, mas não conseguiram finalizar. SGA anotou mais dois pontos, respondidos por Jarace Walker, que levou o jogo para a segunda prorrogação.
Logo no começo do segundo tempo extra, Mathurin foi ejetado pela sexta falta. Sem o principal marcador de Shai – e um dos melhores atacantes do time na partida -, além de Nembhard, lesionado, e Nesmith, também ejetado, Indiana teve mais dificuldades de segurar o astro de OKC, que conseguiu emplacar quatro pontos de vantagem para a equipe. No minuto final, Sheppard também foi ejetado. Na sequência, Holmgren levou o jogo para seis pontos de diferença, que os Pacers não conseguiram recuperar, apesar das tentativas de Pascal Siakam e Obi Toppin. Shai ainda anotou mais três pontos e quebrou o recorde da carreira, com 55. E mais uma vez, garantiu a vitória para OKC: 135 x 141.
Próximos jogos:
Os Pacers voltam à quadra no sábado (25), às 21h (de Brasília), contra o Memphis Grizzlies. Já o Thunder joga um pouco mais cedo, às 21h (de Brasília), em casa, contra o Atlanta Hawks, com transmissão da ESPN e Disney+.
Estatísticas:
-
Bennedict Mathurin: 36 pontos e 11 rebotes;
-
Pascal Siakam: 32 pontos 15 rebotes e 4 assistências;
-
Obi Toppin: 20 pontos e 5 rebotes;
-
Shai Gilgeous-Alexander: 55 pontos, 8 rebotes e 5 assistências;
-
Ajay Mitchell: 26 pontos, 3 rebotes e 4 assistências;
-
Aaron Wiggins: 23 pontos e 9 assistências;