A inserção da tecnologia no agronegócio tem exigido profissionais cada vez mais qualificados no campo. Máquinas agrícolas que antes eram compostas basicamente por ferro e engrenagens, hoje são verdadeiros computadores sobre rodas, exigindo operadores altamente qualificados.
Esse foi um dos temas discutidos no podcast Agro de Primeira, desta semana, que recebeu a diretora do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC), Vanessa Gasch. “Uma máquina de R$ 5 milhões precisa estar nas mãos de alguém que saiba utilizá-la com segurança e eficiência”, completa. Assista o trecho a seguir:
Além da capacitação técnica, é preciso atrair jovens talentos para o campo e mudar a percepção sobre o agronegócio. “Precisamos desmistificar essa visão de que o agro é um setor limitado. Pelo contrário: há muitas oportunidades e é possível ter uma carreira sólida e bem remunerada trabalhando nesse segmento”, defende.
Uma das opções para se qualificar citada pela economista foi os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que oferta qualificação para profissionais que querem trabalhar no campo e sem custo. Os interessados precisam entrar em contato com os Sindicatos Rurais do respectivo município de moradia para verificar a disponibilidade das capacitações. São mais 90 Sindicatos Rurais distribuídos em todo o território mato-grossense.
Assista o episódio na íntegra a seguir: