Seja Bem Vindo - 08/11/2025 12:33

  • Home
  • Destaques
  • Enem deve reunir mais de 80 mil candidatos no primeiro dia de provas em MT

Enem deve reunir mais de 80 mil candidatos no primeiro dia de provas em MT

O clima é de contagem regressiva em Mato Grosso. Neste domingo (9), mais de 80 mil estudantes devem enfrentar o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, porta de entrada para universidades públicas e privadas em todo o país. Entre os inscritos, 25.987 são alunos do último ano do ensino médio na rede pública, que passaram os últimos meses em intensa preparação.

Estudantes se preparam para o primeiro dia do Enem 2025, que será aplicado no domingo em MT. – Foto: Reprodução

A edição deste ano registrou 80.429 inscrições confirmadas no estado, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Desse total, 45.295 participantes foram isentos da taxa e 35.134 efetuaram o pagamento. Uma novidade é a inscrição pré-preenchida para estudantes do ensino médio público: em Mato Grosso, 35.573 jovens estavam aptos e 73,04% confirmaram participação.

No Brasil

Em todo o país, o Enem contabilizou 4,8 milhões de inscritos, aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% comparado a 2024. São Paulo (751.648 inscritos), Minas Gerais e Bahia lideram o ranking de estados com maior número de candidatos.

Mato Grosso está na 19ª posição no ranking, enquanto Roraima ocupa o último lugar com 14.162 inscritos.

Além do acesso ao ensino superior, a prova será usada por 98.558 participantes para certificação do ensino médio ou proficiência parcial, voltada a pessoas acima de 18 anos. Para garantir o certificado, é preciso alcançar pelo menos 450 pontos em cada área e 500 na redação.

Como será a aplicação

O exame ocorre em duas etapas: neste domingo (9), os candidatos respondem a 90 questões objetivas divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No próximo domingo (16), as perguntas são de Matemática e Ciências da Natureza.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). Após esse horário, não é permitida a entrada. A prova começa às 13h30.

No primeiro dia, o tempo total é de 5h30 (até 19h). No segundo, 5 horas (até 18h30). A saída da sala sem o caderno pode ser feita a partir das 15h30; com o caderno, apenas faltando 30 minutos para o fim.

Nos estados com fuso diferente, como em Mato Grosso, o exame começa às 12h30 no horário local. No Acre, às 11h30.

Participantes que solicitaram atendimento especializado têm direito a tempo adicional, conforme previsto no edital.

Orientações finais

Estudantes podem consultar o cartão de confirmação da inscrição na página do participante, mediante CPF e senha Gov.br. O documento informa local de prova, número de inscrição, idioma para língua estrangeira e dados sobre acessibilidade.

Recomenda-se chegar cedo, simular o trajeto antes e considerar alterações no trânsito aos domingos, sobretudo em áreas urbanas.

Com foco, planejamento e atenção ao relógio, os candidatos de Mato Grosso iniciam hoje um percurso decisivo e que pode transformar projetos em realidade acadêmica. Boa prova!

  1. Enem 2025: confira as principais informações e evite imprevistos na prova

  2. Candidatos do Enem recebem bênção das canetas

  3. Sisu 2026 usará notas das 3 últimas edições do Enem para seleção de candidatos

VEJA MAIS

Motorista morre após bater na traseira de carreta em Lucas do Rio Verde

Clécio Cruz Soares, de 44 anos, morreu após bater o veículo que conduzia na traseira…

Em alta no Flamengo, Rossi receberá valorização salarial

O Flamengo tem negociações em andamento para dar uma valorização financeira ao goleiro Agustín Rossi,…

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão em fase de acabamento dos prédios.…