Transformar a soja em dinheiro e aplicar em investimentos seguros pode ser mais vantajoso do que esperar por uma valorização no mercado. É o que defende o especialista em mercado financeiro Vitor Matias, ao afirmar que, com o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) rendendo 15% ao ano, quem mantém o capital parado já lucra, enquanto quem segura a soja sem valorização equivalente perde dinheiro.
“Se você transforma a soja em dinheiro e deixa aplicado em CDI que está pagando 15% ao ano com baixíssimo grau de risco, você já tem uma margem de lucro com o dinheiro parado. Se pelo mesmo período, a sua soja não valorizar no mínimo 15% você já perdeu dinheiro, se ela cair você perdeu ainda mais”, afirmou o especialista em mercado financeiro Vitor Matias, durante entrevista ao Podcast Agro de Primeira.
Segundo o especialista, com a oscilação no preço das commodities o ideal é vender assim que atingir uma margem que dê lucro. “Venda e transforme em dinheiro. o dinheiro fala mais alto. Se você levar dinheiro na concessionária e comprar o carro à vista, você faz o preço baixar, mas em saca não”, explica.
Segundo Matias, o mercado financeiro serve como motivo de proteção, porque mesmo que o dinheiro fique guardado, ele rende e pode ser usado quando surgem novas oportunidades de compra.
Veja o trecho da entrevista no vídeo a seguir:
Sócios na SVN Investimentos, os especialistas Geancarlo Machado e Vítor Matias trouxeram conhecimento sobre o mercado financeiro no setor de grãos no podcast Agro de Primeira desta semana, conduzido pela jornalista Adriane Steinmetz.
Além da importância de comercializar a soja em dinheiro, ao invés de saca, a entrevista explicou sobre o funcionamento da cotação da soja pela bolsa de valores Chicago, a necessidade de entender o sistema financeiro e os riscos. Veja a entrevista na íntegra: