Seja Bem Vindo - 24/10/2025 02:59

  • Home
  • Destaques
  • Família doa coração de criança de 3 anos que teve morte encefálica em Cuiabá

Família doa coração de criança de 3 anos que teve morte encefálica em Cuiabá

Uma família autorizou a doação do coração de uma criança de três anos que teve morte cerebral em Cuiabá. A captação do órgão ocorreu no Hospital Municipal da capital (HMC), nessa sexta-feira (8). No entanto, como Mato Grosso não realiza esse tipo de transplante, o órgão foi doado para uma paciente, com a mesma idade, de São José do Rio Preto, em São Paulo.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a criança tinha histórico de hidrocefalia e que, após episódios de crises convulsivas, ela evoluiu para o quadro de morte encefálica.

Em seguida foi proposto aos familiares a possibilidade da doação dos órgãos, após eles aceitarem, foi aberto o protocolo para dar início ao processo.

O médico pediatra que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMC, Pedro Magalhães, explicou que o tempo de durabilidade de um coração fora do corpo é de até 4h, por isso, o transporte precisa ser feito rapidamente. Além disso, a locomoção é feita por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

“A doação de órgãos ainda tem números baixos em todo Brasil e isso se dá por várias razões. Quando se trata de pediatria, esse número é mais baixo ainda”, disse o médico pediatra, Pedro Magalhães.
Como posso ser doador?
Para ser doador, você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a a família, que irá autorizar os procedimentos necessários para o transplante.

Quem pode doar?
Qualquer pessoa pode ser uma doadora. É necessário, apenas, que haja compatibilidade entre o doador e quem irá receber o órgão. Rins, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida. Mas, em geral, a doação ocorre em situações de morte encefálica, após a autorização familiar.

Captação de órgãos
A captação de órgãos em Mato Grosso começa após a notificação de morte encefálica de um paciente. Depois da confirmação do diagnóstico, é realizada uma entrevista familiar e a triagem de sorologia e condições clínicas do possível doador. Se a cirurgia for viável, é iniciado o processo de captação, autorização da doação e confirmação da compatibilidade dos receptores.

A captação pode ser feita em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada.

O que é morte encefálica?
É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada normalmente por traumatismo craniano, tumor ou derrame. Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, quando ele morre significa a morte do indivíduo. Não há dúvidas no diagnóstico.

Para quem vão os órgãos?
Os órgãos são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera, por critérios definidos pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.

Após a doação o corpo fica deformado?
Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra. O corpo do doador fica intacto e pode ser velado normalmente.



VEJA MAIS

Prefeito de Corumbá exonera Secretário de Governo preso em operação

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, exonerou o secretário municipal de Governo e…

ZPE de Cáceres poderá processar commodities de MT

O presidente da Associação Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Helson Braga, afirmou que…

Susto no ar! ‘Avião cai’ ao vivo enquanto repórter da Globo realiza entrevista

Durante uma transmissão ao vivo, um momento de pânico tomou conta da tela da Globo…