Seja Bem Vindo - 20/10/2025 16:10

  • Home
  • Esportes
  • Flamengo x Palmeiras: como foram últimas ‘finais’ no Brasileirão e quem acabou campeão após duelos

Flamengo x Palmeiras: como foram últimas ‘finais’ no Brasileirão e quem acabou campeão após duelos

Flamengo e Palmeiras dividem o protagonismo do futebol nacional nos últimos dez anos. Desde 2016, o Verdão conquistou o Brasileirão por quatro vezes, enquanto o Rubro-Negro levantou a taça em duas oportunidades.

Não tem sido diferente na atual edição do Campeonato Brasileiro. Líder, o Palmeiras encara o Flamengo neste domingo (19), às 16h (de Brasília), no Maracanã, em duelo que pode ser decisivo para as aspirações de cada um na competição. No primeiro turno, vitória carioca por 2 a 0, no Allianz Parque.

Nos seis títulos conquistados pela dupla nos últimos dez anos, a partida entre Flamengo e Palmeiras teve um peso muito grande no desenrolar de cada Brasileirão. O Verdão não venceu nenhum desses confrontos considerados “finais”, mas levantou a taça mais vezes. A ESPN relembra esses confrontos logo abaixo!

2016 – Palmeiras afasta o ‘cheirinho’

O primeiro encontro entre Flamengo e Palmeiras no Brasileirão de 2016 terminou com vitória palmeirense. No segundo turno, as duas equipes se reencontraram pela 25ª rodada. Um ponto separava o Rubro-Negro, vice-líder, dos paulistas.

O Flamengo foi ao Allianz Parque e teve um expulso (Márcio Araújo) no final do primeiro tempo. Na segunda etapa, mesmo com um a menos, o Rubro-Negro abriu o placar com Alan Patrick. Aos 37, a estrela de Gabriel Jesus brilhou. O atacante finalizou de fora da área para empatar a partida e manter a diferença em um ponto.

A distância do Verdão para o vice-líder aumentou na 28ª rodada, com a vitória contra o Santa Cruz e a derrota do Flamengo para o São Paulo. O Rubro-Negro não aproveitou suas chances para diminuir a diferença. O Palmeiras, do outro lado, não perdoou e foi campeão com 80 pontos – cariocas terminaram com 71.

2018 – Felipão ‘segura’ Flamengo com empates

Em 2018, o primeiro duelo entre Palmeiras e Flamengo aconteceu na 12ª rodada, com o Rubro-Negro liderando a competição e oito pontos acima do Verdão. A partida terminou empatada, em 1 a 1.

No returno, já com o Palmeiras arrancando na tabela sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Verdão foi ao Maracanã para manter a liderança e a diferença de quatro pontos para os cariocas. Dudu abriu o placar, e Marlos Moreno empatou, no fim do confronto. Aos 36, Paquetá desperdiçou um gol incrível que daria a vitória aos mandantes.

Já na rodada seguinte, o Palmeiras venceu o Santos, contou com o empate do Flamengo contra o São Paulo, e abriu seis pontos de vantagem para o Rubro-Negro. O Verdão foi campeão com 80 pontos – oito a mais que o time da Gávea.

2019 – Flamengo avassalador com Jorge Jesus

Em 2019, ano que ficou na história do Flamengo sob o comando de Jorge Jesus, o Palmeiras perdeu as duas partidas contra os cariocas. No primeiro turno, Verdão, Rubro-Negro e Santos somavam 33 pontos. A vitória por 3 a 0, no Maracanã, abriu vantagem para os cariocas e culminou na demissão de Felipão.

No segundo turno, o reencontro aconteceu com o Flamengo já campeão. O Rubro-Negro conquistou o título com quatro rodadas de antecedência. Na 36ª, coroou o título com um 3 a 1 em cima do Palmeiras, no Allianz Parque.

2020 – Flamengo arranca para título após vitória

Depois de um empate simples no primeiro turno, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram na 31ª rodada, no Maracanã, em jogo que seria decisivo para o Brasileirão de 2020. O Rubro-Negro era quinto colocado, com 55 pontos, e o Verdão era sexto, com 52.

A vitória por 2 a 0, com gols de Luan (contra) e Pepê, fez o Flamengo arrancar na reta final da competição, assumindo a liderança na penúltima rodada e conquistando com 71 pontos – um a mais que o vice Internacional. O Palmeiras, já com Abel Ferreira no comando, terminou aquela edição em sétimo.

2022 – Palmeiras de Abel trava Flamengo

Em 2022, o Palmeiras demonstrou desde cedo que tinha tudo para levantar a taça do Brasileirão daquele ano. O duelo decisivo contra o Flamengo aconteceu na 23ª rodada, com o Verdão somando nove pontos a mais que os cariocas.

O empate em 1 a 1, no Allianz Parque, praticamente travou a chance de o Flamengo encostar. Na 30ª rodada, a distância do Palmeiras para o segundo colocado já superava os dez pontos. O Verdão foi campeão com 81 – Rubro-Negro terminou em quinto, com 62.

2023 – Flamengo vence Palmeiras, mas não leva

Duas rodadas após vencer o Botafogo por 4 a 3, de virada, o Palmeiras foi surpreendido e derrotado pelo Flamengo, por 3 a 0, no Maracanã. Nessa altura da competição, o Glorioso era o líder com 60, e Grêmio, Verdão e Rubro-Negro somavam 59 cada.

Pedro, duas vezes, e Arrascaeta marcaram os gols do Flamengo na partida. O resultado empolgou os flamenguistas, mas o time não correspondeu na rodada seguinte, empatou com o Fluminense e viu o Palmeiras vencer o Internacional para assumir a ponta e não largar mais.

O Verdão de Abel Ferreira foi campeão com 70 pontos conquistados. Já o Flamengo terminou na quarta posição, com 66.

VEJA MAIS

4 novelas estão na mira da Globo para o Vale a Pena Ver de Novo

A Globo já está se preparando para a substituição de “A Viagem” no Vale a…

Presídios de MT terão limitação da entrada e uso de cigarro

A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT) publicou, na quinta-feira (16), uma…

Corinthians é punido por dívidas na CNRD e sofre novo ‘transfer ban’, agora na CBF

O Corinthians foi punido nesta segunda-feira (20) pelos atrasos referentes a pagamentos nos parcelamentos das…