Duas gigantes do agronegócio, a Amaggi e a Inpasa, puseram fim à parceria de ‘joint venture’, espécie de consórcio, que construiria usinas de etanol de milho em Mato Grosso. As multinacionais divulgaram a decisão nessa terça-feira (14). O investimento seria para a construção de três unidades no Estado e girava em torno de R$ 2,5 bilhões para cada uma.
A criação do novo consórcio ainda não estava formalizada, mas o anúncio da parceria havia sido em agosto e as negociações duraram menos de dois meses. Segundo nota divulgada pelas multinacionais, cada uma seguirá o próprio caminho.
Cada uma das plantas teria capacidade inicial de processar aproximadamente dois milhões de toneladas de milho por ano e a primeira seria em Rondonópolis. Campo Novo do Parecis e Querência também estavam sendo estudadas para receber o investimento.
‘Joint venture’ é o termo usado para a associação de duas ou mais empresas com o intuito de desenvolver um propósito específico. Na parceria, as empresas compartilham os recursos e os riscos do empreendimento, mas não se desfazem da sua individualidade jurídica.
Vantagens x Desvantagens
Gasolina x Etanol
Comparativo direto entre impactos ambientais e benefícios.

!
Poluição e gases nocivos
Libera CO₂, monóxido de carbono, NOx e partículas finas.
!
Origem não renovável
Derivada do petróleo, recurso finito e poluente.
!
Substâncias cancerígenas
Contém benzeno e compostos nocivos à saúde.
!
Dependência externa
Exposição a crises internacionais e variação de preços.
!
Menor octanagem
Desempenho inferior em motores de alta compressão.

✓
Ciclo curto de carbono
CO₂ emitido é reabsorvido nas próximas safras.
✓
Menos emissões
Até 45% menos gases de efeito estufa ao longo do ciclo.
✓
Alta octanagem
Melhor desempenho e eficiência energética.
✓
Desenvolvimento local
Gera empregos e movimenta a economia regional.
✓
Aproveitamento total
Coprodutos como DDG e cogeração de energia.
Referências: UFMT (Ailton Terezo), USDA/EPA, OMS.
Etanol de milho
Mato Grosso atingiu a liderança na produção nacional de etanol (cana e milho) na safra 2024/25, com 6,70 bilhões de litros, um aumento de 17,9% em relação ao período anterior. Atualmente, o estado conta com 18 indústrias de etanol, com mais quatro planejadas para os próximos anos.
Hoje, o estado concentra 77% da capacidade instalada nacional, com mais de 2,5 bilhões de litros ao ano, segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem).
Produção de milho
O Estado também é o terceiro maior produtor de milho do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Nas últimas safras, o milho de segunda safra consolidou-se como um pilar da economia rural do estado. Em 2023/24, Mato Grosso produziu 43,8 milhões de toneladas de milho, respondendo por 38% da safra nacional.
-
Conab prevê safra recorde e queda no preço da carne no Brasil
-
Mesmo com mais área plantada, safra de grãos e fibras deve ser menor em MT