O Atlético-MG encara o Independiente Del Valle nesta terça-feira (28), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+. Antes da partida válida pela semifinal da CONMEBOL Sul-Americana, o meia Igor Gomes falou com o ESPN.com.br e não ficou em cima do muro.
Das comparações no início da carreira com Kaká ao futuro de Hulk, o jogador abordou todos os temas. Entre eles, como é trabalhar com Jorge Sampaoli, que divide opinião no mundo do futebol, mas é muito elogiado pela forma com que monta uma equipe.
Sincero, Igor Gomes afirmou que a fama criada em torno do argentino é bem diferente daquela pessoa que convive diariamente. Igor destacou a educação do treinador e a famosa exigência com os atletas durante os treinos.
“A gente não deve julgar o livro pela capa, né? Ou você acredita, de fato, no que as pessoas falam. A gente sabe como que era a fama dele em diversos outros trabalhos que ele fez. Quando eu cheguei aqui no Galo, eu vi uma pessoa completamente diferente, uma pessoa que sim, ela dá abertura para os atletas conversarem. É uma pessoa educada. Sim, ele é muito exigente, mas porque ele ganhar, ele quer que você acredite na ideia de futebol dele, ele quer que você acredite em si mesmo, que você tem condição de fazer aquilo”, disse Igor Gomes, seguindo os elogios.
“Ele tem uma comissão técnica excepcional. O Sampaoli tem sido um treinador fundamental para mim porque tem uma característica muito boa que eu gosto que é ser sincero. Ele fala as coisas que você deve melhorar, fala o que você já tem de muito positivo e além de tudo faz com que você acredite que ele quer o melhor para você. Tem sido muito gratificante trabalhar com ele nesses poucos meses. Além dele saber muito de futebol, eu o considero uma grande pessoa”, completou, exaltando a preparação feita pelo técnico de olho no Del Valle.
1:40
Igor Gomes se surpreende com Sampaoli e destaca exigência do técnico: ‘Quer que você confie nas ideias dele’
Sampaoli foi contratado no início de Setembro, após saída de Cuca
“A preparação tem sido muito boa, todo mundo muito positivo, muito confiante que temos uma capacidade de chegar nessa final e brigar por esse título inédito na história do Galo”.
Hulk vai ficar no Atlético-MG?
Depois do futuro de Hulk virar polêmica durante a semana, Igor Gomes falou sobre o líder da equipe e exaltou a postura do camisa 7 no elenco. E a torcida é para que Hulk siga fazendo história no time mineiro.
“Eu acho que é uma coisa muito pessoal (sobre o futuro no clube). Eu, sinceramente, não gostaria que ele saísse do Galo, até porque, como eu falei aqui, ele é uma pessoa muito boa de trabalhar, uma pessoa muito boa de estar próximo no dia a dia. É um líder para nós, dentro e fora de campo”, disse Igor Gomes para completar.
“Conhecendo o Hulk, eu tenho quase certeza que isso (de sair), neste momento, não passou pela cabeça dele. Ele trabalhava com o mesmo sorriso, com a mesma alegria todos os dias. Ele ama o Galo, acho que já ficou explícito para todo mundo o tamanho da gratidão dele com o com o clube, o tamanho dele no Galo”.
“Que ele fique e jogue por inúmeras temporadas e somando cada vez mais pro Galo. Eu já o considero como o maior da história do time e que ele possa desfrutar cada vez mais com essa camisa e que nos ajude cada vez mais”.
Sul-Americana é a forma de apagar os vices de 2024?
Em 2024, o Atlético-MG acabou tendo um ano de frustração. Brigou para não cair no Brasileirão. Nas copas, chegou às finais da Libertadores e da Copa do Brasil, mas amargou o vice para Botafogo e Flamengo, respectivamente. Agora, a Sul-Americana é um sonho real para fechar 2025 com um título de expressão.
Apesar disso, Igor Gomes não prefere enxergar como ‘pagamento’ à torcida. Mas reafirmou a importância de a competição ser mais que um título. É a chance de colocar um troféu inédito na galeria do clube.
“Eu acho que pagamento (por 2024) não seria a palavra correta. Ninguém queria ter passado aquela situação no final do ano passado. No quesito de brigar contra o rebaixamento. Mas nós sabemos das dificuldades do futebol brasileiro de você jogar as três competições o ano todo. O quão difícil é você manter o nível nas três competições. E nós chegamos nas três competições. Brigamos em todas as frentes e, infelizmente, porque é do esporte, nós não saímos campeões. E todos saíram com aquela frustração, como se tivesse sido um ano ruim”.
“Independentemente se ganhou o título ou não, eu acho que a gente deve olhar para o lado positivo. E, nesse ano, talvez com um pouco menos de ambição, num ano onde nós começamos sem disputar a Libertadores, que é o campeonato que todo atleticano almeja. Não brigamos na frente, na parte da tabela que gostaríamos no Brasileiro. Não chegamos tão longe quanto gostaríamos na Copa do Brasil. Mas a Sul-Americana é um título inédito na história do clube. O Galo ainda não tem esse título. Eu acho que temos muitas condições de ser campeões. Eu acho que no elenco, por mais vencedores que os atletas sejam, acho que são alguns que têm esse título”.
“E eu acho que não seria um marco só individual, mas principalmente um marco coletivo na história do clube. Um clube que já é campeão da Libertadores e tem condições de ser campeão da Sul-Americana. Acho que é uma oportunidade linda pra qualquer atleta que hoje veste a camiseta do Galo de marcar seu nome na história do time e cara, tem sido muito gratificante, muito prazeroso ter desfrutado desses dias no campo vestindo a camiseta do Galo, ainda mais com uma oportunidade dessa que nós temos agora de ingressar essa final Sul-americana”, completou.
E o Lyanco? É marrento?
Um dos líderes do Atlético-MG, Lyanco está fora após sofrer uma grave lesão no tendão de Aquiles. Em campo, o zagueiro é uma ‘pedra no sapato’ dos rivais. Além de bons desarmes, gols e forte marcação, a provocação é um trunfo do zagueiro diante dos adversários.
Mas a pergunta que não quer calar: Lyanco é marrento? Para Igor Gomes, a resposta é não. O meia destacou a educação, a seriedade e o profissionalismo do jogador. E contra os rivais, a resposta é uma só: Lyanco defende a camisa do Atlético-MG com unhas e dentes, o que muitas vezes é interpretado de forma errada.
“Na verdade, fora do campo, ele é uma pessoa mais introvertida, brinca menos, mas brinca. Mas é um cara extremamente educado, uma pessoa de um coração muito grande. É um cara que é muito bom de estar próximo também, bom de trabalhar, de ter amizade. Eu tive o prazer de trabalhar com ele (na base do São Paulo). Talvez não tão próximo quanto eu sou hoje dele, mas na base nós partilhamos pouco tempo de base juntos”.
“É uma pessoa que eu tenho um carinho também muito grande, uma pessoa que dentro de campo leva o futebol muito a sério, tanto nos treinos, quanto nos jogos. É um cara que quer defender as coisas que ele acredita e na camisa que ele veste, seja ele dentro de campo ou fora de campo, defende com unhas e dentes, literalmente. E eu admiro essa característica nele e nas pessoas que têm isso, de lutar pelo que quer, de literalmente dar a vida, de se entregar dentro de campo”.
“Então, também é um exemplo para mim, um líder. Essa imagem de durão (é para fora), pelo menos comigo, uma pessoa extremamente educada, uma pessoa que tem carinho muito com a minha esposa, com meus pais, com as pessoas mais próximas a mim, e só gratidão aí pela amizade”.
Comparação com Kaká
Meia revelado na base do São Paulo e parecido com Kaká fisicamente, Igor Gomes sofreu com as comparações com o pentacampeão do mundo. Até mesmo na forma de correr com a bola, que lembrava e muito a cria de Cotia que foi o melhor jogador do mundo em 2007.
Sincero, Igor Gomes afirmou que sofreu com essa comparações ainda garoto e deixou claro que nunca gostou.
“Eu não sou muito a favor da comparação, mas é inevitável, é uma coisa que foge do meu controle. As pessoas sempre falaram isso para mim, desde quando eu comecei a ganhar um pouco mais de visibilidade. Não foi uma coisa que eu gostava, até porque o Kaká é uma pessoa que fez a carreira dele. Eu quero construir, de certa parte, a minha. Sim, eu quero seguir pelos caminhos dele, de ser um jogador exemplar, um jogador vitorioso, um jogador… um jogador exemplo em todas as frentes, mas comparar ele comigo é até ruim para ambas as partes, até porque acho que cada um tem a sua carreira. Ele é uma referência, sem dúvida nenhuma, um cara que joga na minha posição e ser comparado com ele dentro de campo para mim é uma honra, mas não é uma coisa que eu ache saudável para ambas as partes”.
“Mas, como eu disse, é uma coisa que foge do meu controle. Então, eu já tive a oportunidade de ver ele pessoalmente, não de conversar, mas já vi ele pessoalmente, já esteve comigo em um outro clube e só confirmou a teoria que é uma pessoa muito carismática, uma pessoa muito educada, uma pessoa fora de série, literalmente. E… Assim, um exemplo, um exemplo mesmo”, finalizou.
Onde assistir a Atlético-MG x Del Valle?
Você assiste a Atlético-MG x Del Valle, nesta terça-feira (28), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+.