Numa partida com 66 faltas, não é de se espantar que a decisão tenha ocorrido justamente nos lances livres dos segundos finais. Não que a partida não tivesse grandes atrativos, mas a reta final foi caótica o suficiente para atrair todos os holofotes. No fim, melhor para o Los Angeles Lakers, que venceu o San Antonio Spurs por 118 x 116.
No duelo entre dois dos maiores astros da NBA, Luka Doncic sorriu no fim. O esloveno ficou a um rebote do triplo-duplo, enquanto Wembanyama não teve um bom aproveitamento nos arremessos e foi ejetado com seis faltas nos minutos finais. Quem também merece destaque é Jeremy Sochan. O ala estava há vários meses sem entrar em quadra e fez bonito saindo do banco, com 16 pontos em 22 minutos.
Sem Austin Reaves, os Lakers começaram a partida utilizando Doncic como o jogador da parede no pick’n roll, o que gerou uma série de possibilidades para os angelinos atacarem a defesa dos Spurs a partir dos buracos deixados pelos defensores que não queriam deixar Luka livre. Mas o ataque de San Antonio foi ainda melhor, com grande variação na seleção dos arremessos.
A diferença chegou até os dois dígitos, mas os Lakers conseguiram diminuir o prejuízo e até viraram o jogo no segundo quarto, que passou a ser marcado pelo alto número de faltas.
Na volta dos vestiários, o equilíbrio prevaleceu. As duas equipes trocaram várias cestas e alternaram a liderança, com destaque para Smart e Ayton para os Lakers, e Harrison Barnes no lado dos Spurs. Mas na reta final os Spurs conseguiram abrir uma sequência de 8 x 16 e retomaram a vantagem, com bom aproveitamento nos lances livres.
O cenário prevaleceu até os cinco minutos finais, quando Doncic e Hachimura emplacaram uma sequência que empatou a partida. O alto número de faltas começou a cobrar um preço alto para San Antonio, que perdeu Barnes e Wembanyama.
Acertando boa parte dos lances livres, os Lakers abriram quatro pontos de frente restando 30 segundos no cronômetro. Keldon Johnson conseguiu diminuir, mas Marcus Smart, novamente em lances livres, voltou a vantagem para duas posses. Olynyk, nos úlitmos dois segundos, deixou o jogo em dois pontos mais uma vez.
A posse era dos Lakers, mas Smart, na reposição, pisou na linha e a posse voltou para os Spurs. Na tentativa de empatar o jogo com uma ponte aérea a partir da linha de fundo, os visitantes sofreram uma falta, e Champagnie teria a chance de levar o jogo para a prorrogação. Mas o ala errou os dois lances livres, e a vitória ficou com os californianos: 118 x 116.
Próximos jogos:
Os Spurs voltam à quadra na sexta-feira (07), às 21h30 (de Brasília), no clássico texano contra o Houston Rockets. Já os Lakers jogam no sábado (08), às 22h (de Brasília), contra o Atlanta Hawks, com transmissão da ESPN e Disney+.
Estatísticas:
-
Luka Doncic: 35 pontos, 9 rebotes, 13 rebotes e 5 roubos;
-
Deandre Ayton: 22 pontos e 10 rebotes;
-
Marcus Smart: 17 pontos, 5 rebotes e 5 assistências;
-
Victor Wembanyama: 19 pontos, 8 rebotes e 3 assistências;
-
Stephon Castle: 16 pontos, 5 rebotes, 8 assistências e 3 roubos;
-
Jeremy Sochan: 16 pontos;