Seja Bem Vindo - 25/10/2025 05:39

Latam informa que ex assessor de Bolsonaro comprou passagem para Curitiba; Filipe chegou a ser preso

Um documento da Latam Airlines obtido pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência, atestou que ele comprou um bilhete para viajar para Curitiba (PR) no dia 31 de dezembro de 2022. Essa informação derrubaria a tese da Polícia Federal (PF) de que Martins viajou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para Orlando um dia antes.

De acordo com o que alega a corporação, Martins teria deixado o Brasil no avião presidencial rumo aos Estados Unidos no dia 30 de dezembro de 2022. A PF argumentou que o Departamento de Segurança Interna americano registrou a entrada do ex-assessor no país. No entanto, a prova dessa informação nunca foi apresentada pela PF.

No documento da Latam levantado pela defesa, no entanto, Filipe está nos registros e na lista de passageiros do voo LA3680 com destino a Curitiba, ou seja, ele comprou a passagem e pode ter feito o check-in. A aeronave que realizou a viagem decolou às 16h50min de 31 de dezembro de 2022 e pousou às 18h40 do mesmo dia.

Na última segunda-feira (11), o ministro Alexandre de Moraes intimou a Latam para que confirmasse se o ex-assessor embarcou no voo para Curitiba. O magistrado também acionou o Aeroporto Internacional de Brasília para informar se foram registradas imagens dos embarques da comitiva presidencial com destino a Orlando.

Martins foi preso no dia 8 de fevereiro após PF argumentar justamente que o ex-assessor teria tentado fugir do país e que não sabia com exatidão seu destino e local de moradia. Moraes concordou com a solicitação e determinou a prisão de Filipe.

No entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou no último dia 1° de março a favor da soltura do ex-assessor. Na manifestação, o órgão destacou exatamente que a documentação apresentada pela defesa de Filipe comprovaria que ele ficou no Brasil e que não havia plano de fuga.

VEJA MAIS

Em MT, Alckmin fala sobre economia, segurança na fronteira e hidrovia

Durante visita a Cáceres para a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), nesta…

Lula diz esperar encontro com Trump e acredita em solução: ‘Vamos colocar os problemas na mesa’

Trump confirma que vai se encontrar com Lula na MalásiaO presidente Luiz Inácio Lula da…

2º Fórum Precoce MS destaca avanços do programa de bonificação

A segunda edição do Fórum Precoce MS trará dados e debates referentes à importância da…